Por Jodi Mailander Farrell

Rica em plantas nativas e espécies únicas, a Flórida tem diversas opções para experimentar a natureza.

O estado tem mais de mil fontes naturais, 1.330 quilômetros de praias, três florestas nacionais e os únicos grandes recifes de coral dos Estados Unidos continentais.

Para revigorar a alma, entre em comunhão com a natureza em um desses momentos ao ar livre na Flórida.

1. Venha conhecer um peixe-boi

É um inacreditável e espantoso encontro face a face com um mamífero marinho de 680 quilos e 3 metros de comprimento em seu ambiente natural. As águas de temperatura agradável da Flórida são pontos de encontro de mais de 6 mil peixes-bois, mas o Crystal River Wildlife Refuge, ao norte de Tampa, é o único lugar nos Estados Unidos onde é legalmente permitido nadar com esses dóceis gigantes.

Entre novembro e abril, as gloriosas fontes termais de Crystal River e Homosassa atraem a maior concentração natural de peixes-bois do mundo. Há dezenas de empresas de turismo que oferecem passeios para ver os peixes-bois, incluindo a Plantation on Crystal River, onde os visitantes podem pernoitar e reservar uma aventura de três horas.

Não vá sem ver o vídeo de recomendações do Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA, “Manatee Manners”, que incentiva a observação passiva e respeitosa dos pacíficos peixes-bois.
 

Bicyclists

 

- Sem legenda

 

2. Pedale ao lado de um jacaré

Os habitantes da Flórida coexistem com mais de 1 milhão de jacarés e, por isso, não é incomum encontrar os répteis tomando sol à beira de estradas e caminhos, particularmente no Everglades National Park, a maior floresta tropical dos Estados Unidos.

Os jacarés selvagens proliferam no Shark Valley do parque, a oeste de Miami, onde um circuito remoto com 24 quilômetros de trilhas pode ser explorado a pé, em um passeio de bonde de duas horas ou de bicicleta, que pode ser alugada no centro de visitantes. Ao pedalar de duas a três horas no caminho pavimentado, você verá garças-azuis-grandes, colhereiros, íbis, cabeças-secas, pelicanos-brancos e, é claro, moradores rastejantes do pântano.

Mantenha uma distância segura (os guardas recomendam pelo menos uns 5 metros). Há uma recompensa por tantas pedaladas: Uma torre de observação de 14 metros no meio do caminho proporciona vistas panorâmicas espetaculares do Rio de Grama da Flórida.

3. Ande a cavalo na praia

Um conto de fadas na vida real. Galopar ao longo de uma praia intocada com a brisa costeira no rosto não é só um sonho. Há poucos lugares em toda a Flórida que permitem passeios a cavalo na praia que até iniciantes podem desfrutar.

Desde a areia compactada da ilha Hutchinson, perto do sul da Flórida, no condado de St. Lucie, até as vistas da Costa do Golfo do Cabo San Blas, no noroeste da Flórida, muitas fantasias equestres se tornam realidade. Use este guia para encontrar uma empresa de turismo que ofereça passeios a cavalo na praia.

4. Pegue conchas na orla

Caminhar ao longo da orla, procurando tesouros naturais, é um passatempo terapêutico na Flórida, onde conchas, vidro colorido, espargos do mar, ovos e outras recompensas praianas aguardam ser descobertas.

Entre os muitos pontos de beachcombing da Flórida, a Sanibel Island foi considerada o melhor local para pegar conchas na América do Norte pela revista Travel + Leisure. Amantes de conchas do mundo inteiro vêm se curvar ao estilo “Sanibel Stoop” no litoral do sudoeste da Flórida.

O formato curvo de Sanibel, bem como as fortes correntes do golfo do México e uma ampla plataforma subaquática, fazem dessa ilha um paraíso coberto de coquinas, conchas, berbigões, búzios e caracóis em tons pastéis. O beachcombing é um passatempo tão popular aqui que alguns hotéis oferecem quartos equipados com pias e mesas de trabalho especiais. Colete com moderação e preste atenção às leis de preservação das conchas, que proíbem a captura de moluscos vivos (devolva-os ao mar!) e proteja as bolachas-do-mar, as estrelas-do-mar e os ouriços-do-mar.

5. Reme através do plâncton brilhante

Os lançamentos de foguetes não são os únicos fenômenos de outro mundo que deixam trilhas brilhantes na Costa Espacial da Flórida.

De maio a novembro, bilhões de plâncton nas lagunas de Merritt Island National Wildlife Refuge, perto de Titusville, emitem um brilho azul-esverdeado debaixo d'água ao serem perturbados, fazendo desse um dos poucos lugares no mundo onde as pessoas podem ver dinoflagelados bioluminescentes na natureza.

Passeios noturnos de caiaque a uma hora de Orlando permitem ver essa maravilha científica de perto à medida que cada remada, movimento da mão ou debatida das tainhas desencadeiam um mágico show de luzes e água.