Por Carlos Harrison

Sejam os conquistadores ou o ritmo da conga, os artistas, atletas ou astronautas, as conexões hispânicas da Flórida são amplas e profundas.

Aqui está uma lista rápida de algumas das estrelas culturais hispânicas do “Sunshine State”, tanto do passado quanto do presente.

Juan Ponce de Leon foi o primeiro e, sem dúvida, o mais famoso influenciador hispânico da Flórida. Esta estátua dele está em St. Augustine.

- Chris Joy para o VISIT FLORIDA

Juan Ponce de Leon

O primeiro e, sem dúvida, o mais famoso influenciador hispânico da Flórida — até porque foi o primeiro. E, igualmente importante, ele é o cara que deu nome ao estado.

Diz a lenda popular que Ponce de Leon partiu de Porto Rico para o norte em busca da lendária Fonte da Juventude em 1513. Alerta de “spoiler”: ele não encontrou. Mas ele encontrou um lugar cheio de flores que ele chamou, apropriadamente, de La Florida, o lugar florido.

Inteligente, né?

Onde, exatamente, ele pisou pela primeira vez nesta “nova” terra é um mistério histórico. Mas sabemos que foi em algum lugar entre onde hoje está Cabo Canaveral e a foz do St. John’s River.

Ponce de Leon não conseguiu, mas você pode encontrar a fonte que ele procurava, em St. Augustine, no Fountain of Youth Archeological Park. A água na Spring House pode não tornar as pessoas mais jovens, mas as exposições no local permitirão que o visitante viaje no tempo, até os dias em que Ponce de Leon chegou à Flórida. Há uma réplica de uma aldeia nativa Timucuan, uma missão espanhola, uma exposição de ferreiro e, naturalmente, um memorial à chegada de Ponce de Leon.

Mais informações: fountainofyouthflorida.com

Ellen Ochoa

A poucos quilômetros dali, e alguns séculos depois, a primeira astronauta hispânica embarcou da Flórida rumo ao espaço sideral a bordo do Ônibus Espacial Discovery.

Ochoa serviu como especialista da missão de nove dias que decolou de Cabo Canaveral em abril de 1993, quase exatamente 480 anos depois que Ponce de Leon avistou o local pela primeira vez. Ela subiu, subiu e fez essa viagem outras três vezes depois disso, registrando um total de quase 1.000 horas no espaço (isso equivale a um mês e meio circulando o planeta no espaço sideral... eu fiz as contas).

Ela se tornou a primeira diretora hispânica do Johnson Space Center em Houston. E, em 2017, ela se tornou a primeira mulher hispânica introduzida no Hall da Fama dos Astronautas dos EUA no Kennedy Space Center. É lá que você pode ver uma homenagem a ela e aos outros membros do Hall da Fama. Há muitas outras coisas legais do programa espacial para ver lá também — como o Rocket Garden, a sala de controle das missões, o autêntico ônibus espacial Atlantis (detalhe: Ochoa voou nesse foguete também... duas vezes), uma das espaçonaves Apollo, o interior do prédio onde são montados os ônibus espaciais (Vehicle Assembly Building) e uma plataforma de lançamento de verdade.

Quando chegar lá, impressione seus amigos ou familiares com esta curiosidade sobre Ochoa: ela também é uma flautista clássica que tocou com a Orquestra Sinfônica de Stanford.

Mais informações: kennedyspacecenter.com

Fulgencio Batista

Foi o último presidente pré-Castro de Cuba e chamava a Flórida de lar. Mas não depois que Fidel chegou ao poder. Antes. O presidente que fugiu da ilha caribenha no primeiro dia do ano de 1959 morava em Daytona Beach. Batista costumava vir para esta comunidade à beira-mar no período de 1945, após sua primeira presidência, até 1948, quando retornou a Cuba.

Ele, porém, manteve sua casa e propriedades vizinhas no Halifax River, na Flórida, e voltou muitas vezes depois disso. Ele gostava de Daytona Beach e a cidade gostava dele. De fato, a prefeitura local declarou 24 de março de 1956 o “Dia do Batista” e homenageou o cubano com brindes, discursos, jantar e desfile.

Ele agradeceu no ano seguinte ao doar à cidade duas das propriedades ribeirinhas para a construção de um museu — a ser mantido por um fundo de doações que ele estabeleceu e com exposições “disponibilizadas pelo governo de Cuba”.

As exibições iniciais chegaram no verão seguinte, carregadas em dois aviões de carga C-46 da Força Aérea Cubana. No acervo, cerâmica, móveis, um busto de Jose Marti, fotografias, cristais e 39 pinturas de alguns dos artistas mais renomados de Cuba, retratando a vida na ilha desde o século 18 até meados do século 20.

Batista nunca chegou a visitar o local. Os Estados Unidos negaram sua entrada depois que ele foi deposto. Mas o Cuban Foundation Museum que ele criou ainda existe, abrigando, de acordo com o site, “uma das mais importantes coleções de arte popular e de arte cubana fora de Cuba”. Os mais de 200 objetos em exibição incluem obras dos artistas Miguel Melero, Leopoldo Romanach e Jose Joaquin Tejada, além de Armando Menocal, Amelia Pelaez, Mario Carreno e Rene Portocarrero.

Mais informações: moas.org/Cuban-Foundation-Museum

Gloria Estefan

Vamos lá pessoal... que tal dançar a conga? A rainha do pop latino que incendiou o mundo e ajudou a desencadear o “boom latino” dos anos 80 com “Conga” ainda sabe como agradar o público. Ou, melhor dizendo, sabe o que fazer para que as pessoas aproveitem o melhor da vida em uma espreguiçadeira à beira da piscina ou da praia.

A cantora, compositora, atriz e vencedora da Medalha Presidencial da Liberdade teve o início da carreira na música, com o Miami Sound Machine, mas ela e seu produtor, letrista, empresário e marido, Emilio, estamparam seu estilo em restaurantes e hotéis em seu estado natal.

Isso significa que você pode curtir uma noite no badalado e renovado Cardozo Hotel em Miami Beach ou no Costa d’Este, em Vero Beach.

O Cardozo, um hotel boutique de luxo construído em 1939 e completamente remodelado em 2019, fica na Ocean Drive, no coração do distrito Art Deco de Miami Beach, com vista para South Beach. Você sabe qual é, se já assistiu aos filmes “Um Domingo Qualquer” ou “Quem vai ficar com Mary”.

O Costa d’Este fica a algumas horas ao norte, bem nas areias da Treasure Coast. Lá, aproveite para pegar uma toalha, alugar um caiaque ou nadar de snorkel até os destroços do S.S. Breconshire, um navio a vapor que afundou a um quarto de milha da costa em 1894. Os quartos são confortáveis e contemporâneos, com móveis de teca personalizados e chuveiros com azulejos de calcário. O cardápio do exclusivo Wave Kitchen & Wine Bar, no hotel, oferece um menu diversificado de frutos do mar, filés e costeletas, bem como pratos cubanos selecionados da “Culinária Estefan”.

E, quem sabe, você pode até encontrar a própria “Miss Little Havana” quando estiver no local.

Mais informações: cardozohotel.com ou costadeste.com

Romero Britto

Você conhece o trabalho deste artista plástico: aquelas imagens exuberantes, vibrantes, coloridas e alegres de crianças e palhaços, gatos, casais se beijando e muitas, muitas outras — em prédios, malas e tudo mais. Há cadeiras e vasos, quebra-cabeças e cartazes, jarros e estátuas gigantescas. É difícil não sorrir quando você vê uma das peças, e é fácil entender por que a vodca Absolut procurou o artista nascido no Brasil para uma campanha publicitária altamente distinta e fenomenalmente bem-sucedida.

Suas outras colaborações corporativas abrangem uma gama de projetos. Incluem Audi, Bentley, Coca-Cola, Walt Disney, Evian e Mattel, entre outros.

Seu trabalho se tornou sinônimo de Miami, que ele adotou como lar e faz sua arte. E, embora suas criações tenham sido exibidas em todo o mundo, ele tem uma galeria principal em Miami Beach, numa região nobre, na Lincoln Road. Esse é o melhor lugar para absorver um pouco de cor e sair com um sorriso no rosto.

Mais informações: britto.com

O museu de Salvador Dali em St. Petersburg contém mais de 2.400 peças do artista, incluindo pinturas a óleo, desenhos, livros, gravuras, esculturas e fotos.

Salvador Dali

De relógios derretidos e elefantes de pernas finas a um rosto formado por esferas flutuantes e uma crucificação cubista, o pintor espanhol se destacou como o mestre do surrealismo. Ele criou visões sobrenaturais para desafiar o nosso olhar, para confundir as percepções, para contrariar — e expandir — o nosso conceito de arte. E conseguiu.

A maior coleção de seu trabalho fora da Europa está aqui na Flórida — em St. Petersburg, instalado em um prédio que é uma obra de arte em si. Com paredes de concreto de 45 centímetros de espessura projetadas para suportar os efeitos de um furacão, e uma cúpula geodésica de forma livre de 23 metros de altura, feita de mais de mil peças triangulares de vidro. Há uma escada espiral conectando os andares e um jardim — o “Avant-garden” — que faz jus ao nome. Adornado com bancos distorcidos e decorações suspensas, o jardim tem uma espécie de labirinto formado pelo pavimento de calcário sinuoso entre os arbustos.

O museu de Salvador Dali possui mais de 2.400 peças do artista, incluindo pinturas a óleo, desenhos, livros, gravuras, esculturas e fotos. No acervo estão alguns de seus mais famosos e icônicos trabalhos: “O Toureiro Alucinógeno”, “Criança Geopolítica Assistindo ao Nascimento de um Novo Homem” e “A Persistência da Memória”.

Mais informações: thedali.org

Jose Gaspar

Amigos, ou “mateys”, como os próprios falavam! Quem não ama uma história de pirata? Especialmente aquele que emprestou seu nome a uma das maiores festas do estado, que dura duas semanas. O “Último dos Bucaneiros”, José Gaspar, pode ou não ter sido real, mas é real o suficiente para colocar seu apelido na versão do Mardi Gras em Tampa, Gasparilla Days.

Segundo as histórias (sim, há mais de uma), Gaspar era um marujo comum, ou um nobre que se tornou oficial da marinha ou ainda um brilhante almirante da Marinha Real Espanhola. Não importa qual versão você escolha, Gaspar, também conhecido como Gasparilla, acabou estabelecendo sua base de operações piratas na costa do Golfo da Flórida, saqueando navios que passavam ao longo da área conhecida como “Spanish Main”.

Existem contos horríveis de ações covardes, homens condenados à morte e mulheres escravizadas; mas de alguma forma a reputação desse possivelmente mítico saqueador foi aliviada. Ele foi reimaginado como um mero malandro e consagrado como quem deu o nome a um evento de uma semana ou mais de muita alegria e festividades. Isso começou em 1904, e “Ye mystic Krewe of Gasparilla” tem sido comemorado com desfiles e festas anuais desde então.

Os eventos relacionados a Gasparilla agora incluem um desfile infantil, um festival cujo ponto alto é a “invasão de piratas”, bem como a “Sant’Yago Knight Parade”, entre muitas outras atrações, que acontecem do final de janeiro até o início de fevereiro.

Mais informações: visittampabay.com/gasparilla

Mais celebridades latinas com conexões na Flórida

Confira esses atores, cantores, figuras do esporte e políticos ligados ao “Sunshine State”.

Marc Anthony
Artista de salsa tropical com mais álbuns vendidos de todos os tempos, este cantor, compositor e ator americano vive em Miami e tornou-se proprietário minoritário do Miami Dolphins em 2009. Ficou noivo da Miss Universo Paraguai, Nadia Ferreira, em 2022. Em 2023, o casal se casou no Pérez Art Museum, em Miami.

Andy Garcia
O ator, diretor e músico americano Andy Garcia nasceu em Cuba e se mudou para Miami quando tinha cinco anos. Indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por seu papel como Vincent Mancini em O Poderoso Chefão Parte III, ele estudou na Miami Beach Senior High e se formou na Florida International University em Miami.

Pitbull
Este icônico rapper, cantor, compositor, empresário e ator americano nasceu em Miami, onde cursou o ensino médio; e seu álbum de estreia foi intitulado M.I.A.M.I.Ele ainda possui uma casa na Flórida.

Jennifer Lopez
A atriz, bailarina e cantora americana Jennifer Lopez comprou sua primeira casa em Miami em 2002, uma mansão em estilo espanhol que ela vendeu por US$ 13,9 milhões em 2005. Em 2020, quando ela ainda mantinha um relacionamento com o ex-jogado de beisebol Alex Rodriguez, o casal ganhou as manchetes ao comprar uma mansão à beira-mar, na famosa Star Island de Miami, pelo valor de US$ 32,5 milhões.

Ricky Martin
Aclamado como o “rei do pop latino”, este cantor, compositor e ator porto-riquenho recebeu a chave da cidade de Miami Beach em 2007 e foi dono de uma casa em Miami por algum tempo.

Perez Hilton
Nascido em Miami e criado em Little Havana, o blogueiro, colunista e personalidade da mídia americana Perez Hilton é apelidado de “a celebridade influenciadora original da mídia social”.

DJ Laz
Este rapper e DJ cubano-americano apresentou seu programa de rádio durante a semana em Miami, “Power 96”, na WPOW 96.5 FM por 22 anos antes de deixar a empresa em abril de 2012. Em 2021, ele se uniu à nova estação de Miami que toca sucessos dos anos 90, Totally 93.9, apresentando um programa nas tardes de segunda a sexta.

Willy Chirino
Artista cubano-americano vencedor do Grammy, Willy Chirino compôs e cantou o que se tornou um hino internacional para os cubanos: “Nuestro día ya viene llegando” (“Nosso dia está chegando”). “Eu sempre digo que Cuba viu meu nascimento, mas Miami viu meu crescimento”, diz a letra. Há uma exposição mostrando a vida e a música deste artista no HistoryMiami Museum, Willy Chirino: 50 Years of Music.

Chris Núñez
Nascido em Miami, este tatuador e empresário já foi dono da Handcrafted Tattoo and Art Gallery em Fort Lauderdale. Depois de quase 30 anos no ramo, Núñez ganhou fama depois de ser destaque no programa Miami Ink e jurado no Ink Master. Atualmente é dono do Liberty City Tattoo, em Wynwood-Miami.

Sofia Vergara
A atriz e modelo colombiana-americana Sofia Vergara emigrou para Miami em 1998 e se casou com o astro da série True Blood Joe Manganiello em Palm Beach, em 2015.

Jon Secada
Este cantor e compositor americano nascido em Cuba ganhou dois Grammys e já vendeu mais de 15 milhões de álbuns. Ele emigrou para Miami em 1971, foi criado em Hialeah e atualmente mora em uma residência não tão humilde de quase 700 metros quadrados perto da Universidade de Miami, sua alma mater, em Coral Gables.

Celia Cruz
Considerada a “Rainha da Salsa”, a cantora cubano-americana Celia Cruz morreu em Nova Jersey em 2003, mas seus restos mortais foram trazidos para Miami por dois dias para que a artista recebesse a homenagem de seus admiradores exilados cubanos. A falecida artista tem uma rua com o seu nome, na Calle Ocho, além de um monumento dedicado a ela no Cuban Heritage Park em Hialeah e inúmeros murais criados em sua homenagem em todo o Sul da Flórida.

Paulina Rubio
Apelidada de “A Garota de Ouro” e “Rainha do Pop Latino”, esta cantora mexicana já vendeu mais de 15 milhões de álbuns, fato que a coloca no clube de elite dos artistas de música latina mais vendidos. Ela mora em Miami em uma mansão à beira-mar que já apareceu no “MTV Cribs”.

Bella Thorne
Nasceu em Pembroke Pines, um cidade próxima de Miami, filha de pai cubano e mãe italiana. O primeiro idioma falado por esta atriz e estrela pop foi o espanhol. Ela começou a atuar quando criança para sustentar a família após a morte de seu pai. Seus papéis de destaque foram nas séries Big Love da HBO e Shake It Up, do Disney Channel.

Wilmer Valderrama
Nascido em Miami e mais conhecido por seu papel como Fez em That 70’s Show, o aclamado ator também percorreu o mundo como embaixador global da United Service Organizations (USO), trabalha com a Voto Latino, uma organização de direitos de voto, e é um dos fundadores da fundação Harness.

Eva Mendes
Nascida em Miami, filha de pais cubanos, a atriz, modelo e designer de moda americana Eva Mendes começou em filmes de terror B no final dos anos 90, até conseguir papéis de destaque em filmes como Dia de treinamento e + Velozes + Furiosos. Ela trabalhou como porta-voz/modelo de marcas como Revlon, Pantene e Calvin Klein, fez aparições em videoclipes e criou designs para a marca New York & Company.

Carlos Arroyo
Ex-jogador profissional de basquete e cantor de reggaeton porto-riquenho, Arroyo jogou em times da liga de basquete profissional dos EUA, a NBA, entre eles o Orlando Magic e o Miami Heat. Ele estudou na Florida International University e recentemente vendeu sua casa em Pinecrest, Flórida, por US$ 5,05 milhões.

Amy Dumas
De ascendência porto-riquenha e mexicana-americana, a lutadora profissional e quatro vezes campeã da WWE Amy Dumas é mais conhecida por “Lita”, seu nome no ringue. Ela nasceu em Fort Lauderdale, mas lançou sua carreira de wrestling no México, no final dos anos 90, com o Consejo Mundial de Lucha Libre, antes de se tornar independente.

Moises Alou
Ex-jogador de beisebol da principal liga do esporte, este dominicano-americano atuou por 17 temporadas. Após assinar contrato com o Florida Marlins, Alou provou ser uma potência do esporte, e o time conquistou o título nacional de 1997. Ele atualmente mora em Fort Lauderdale, Flórida.

Jose Canseco
Apelidado de El Cañonero Cubano (ou “Canhão cubano”), este ex-jogador de beisebol estudou na Miami Coral Park High School e fez parte da turma de formandos de 1982. A estreia profissional aconteceu com o Miami Marlins, da liga estadual; foi o primeiro jogador na história da liga profissional (Major League Baseball) a atingir a marca de 40 home runs e roubar 40 bases em uma temporada. Ele tinha uma casa em Weston, Flórida, até 2002.

Kiko Alonso
Ex-jogador de futebol americano, Alonso jogou três temporadas com o Miami Dolphins, de 2016 a 2018, e comprou uma casa em Fort Lauderdale, Flórida, em 2017.

Luis Castillo
Nascido na República Dominicana, este ex-jogador de beisebol atuou na liga profissional por nove temporadas com o Florida Marlins.

Miguel Cabrera
Outro jogador de beisebol que jogou pelo Florida Marlins por cinco temporadas e ajudou a equipe a vencer o campeonato de 2003, no seu primeiro ano como profissional. Em toda a carreira, ele já foi escolhido 12 vezes para o All-Star da MLB.

Al Avila
Em 1992, este executivo de beisebol cubano se associou ao Florida Marlins como diretor de operações latino-americanas. Ele cresceu na hierarquia, com funções que incluíam diretor de recrutamento em 1998, gerente geral interino em 2001 e vice-presidente e gerente geral assistente em julho de 2001.

Jorge Mas
Com um patrimônio estimado em 1 bilhão de dólares no início de 2022, este empresário americano se formou na Universidade de Miami. Ele é o presidente e maior acionista da MasTec, uma empresa de construção e engenharia com sede em Miami; presidente da Cuban American National Foundation; proprietário do Inter Miami CF, a equipe de futebol de Miami, que faz parte da principal liga do esporte no país, a Major League Soccer; e presidente do Real Zaragoza, um clube de futebol espanhol.

Fredi Gonzalez
Este treinador e diretor-técnico de beisebol cubano-americano cresceu em Miami e estudou na Southridge High School. Ele foi técnico do Florida Marlins de 2007 a 2010.

Alex Rodriguez
Apelidado de “A-Rod”, o ex-jogador de beisebol Alex Rodriguez ajudou os Yankees a vencer o título nacional (World Series) de 2009, foi nomeado All-Star 14 vezes e ganhou três prêmios de melhor jogador da liga. Ele morava em Miami Beach com a ex-noiva Jennifer Lopez, e atualmente mora em uma incrível mansão em Coral Gables.

Ellen Ochoa
Em 1993, a astronauta da NASA Ellen Ochoa se tornou a primeira mulher hispânica a voar para o espaço, participando de uma missão de nove dias a bordo do Ônibus Espacial Discovery.

Ileana Ros-Lehtinen
Nascida em Cuba em 1952, este política representou o 27º distrito congressional da Flórida de 1989 a 2019. Ela foi a primeira cubano-americana eleita para o Congresso e a primeira mulher republicana eleita para a Câmara na Flórida.

Xavier Suarez
Suarez foi o primeiro prefeito cubano da cidade de Miami, cargo que ocupou por três mandatos. Ele é o pai do atual prefeito, Francis Suarez.

Maria Elvira Salazar
Nascida em Little Havana, em Miami, esta jornalista, autora e política americana atua como deputada federal pelo 27º distrito congressional da Flórida. Antes de entrar na arena política, ela trabalhou como apresentadora de um telejornal da WSBS TV, seguido por três décadas com a rede de televisão em língua espanhola Telemundo.

Carlos Gimenez
Após se aposentar como integrante do Corpo de Bombeiros, este americano nascido em Cuba serviu como prefeito do condado de Miami-Dade de 2011 a 2020. Ele agora atua como deputado pelo 28º distrito congressional da Flórida.

Mel Martinez
O lobista cubano-americano e ex-político Mel Martinez foi senador dos Estados Unidos pela Flórida de 2005 a 2009, presidente geral do Partido Republicano de 2006 a 2007 e secretário do HUD, o Departamento de Habitação e Desenvolvimento Urbano dos EUA.

Carlos Alvarez
Este político cubano-americano foi prefeito de Miami de 2004 a 2011.

Lincoln Diaz-Balart e Mario Diaz-Balart
Advogado e político cubano-americano, Lincoln Diaz-Balart serviu como deputado pelo 21º distrito congressional da Flórida de 1993 a 2011. Seu irmão mais novo, Mario Diaz-Balart, que já havia representado o 25º distrito congressional da Flórida, foi o seu sucessor. Mario Diaz-Balart é deputado pelo 26º distrito congressional da Flórida.

Manny Diaz
O político cubano-americano Manny Diaz foi prefeito de Miami de 2001 a 2009 e presidiu o Partido Democrata da Flórida de 2021 a 2023.

Maurice Ferre
Este falecido político americano (1935-2019) cumpriu seis mandatos como prefeito de Miami, tornando-se o primeiro prefeito nascido em Porto Rico nos Estados Unidos e o primeiro prefeito latino de Miami.

Miguel Díaz De La Portilla
Nascido em Miami, Miguel Díaz de la Portilla é um advogado e político cubano-americano que foi membro da Comissão do Condado de Miami-Dade de 1993 a 2000. Ele serviu no Senado da Flórida de 2010 a 2016, representando partes de Miami, Coral Gables e arredores.

Jeanette Nuñez
Nativa de Miami, Jeanette Marie Nuñez é uma empresária e política americana. Ela é a 20ª vice-governadora da Flórida desde 2019.