Por Janet K. Keeler
Os sabores latinos estão tão arraigados no cenário gastronômico da Flórida que é procedimento padrão se refrescar com uma paleta mexicana gelada ou comemorar o fim de semana com um mojito cubano.
Por gerações, imigrantes da América latina vieram para o estado, seguidos por restaurantes com pratos e tradições nativas. Os amantes da boa cozinha em toda a Flórida também se beneficiaram disso.
O café com leite cubano, os “pastelillos” porto-riquenhos, o frango condimentado jamaicano, o caril de cabra haitiano e o chimichurri argentino são fáceis de encontrar no Sunshine State.
Os visitantes da Flórida podem experimentar a culinária latina em todo o estado, especialmente no sul da Flórida, onde muitos residentes falam espanhol. Ao longo da Calle Ocho de Miami, os atendentes de restaurantes geralmente falam primeiro com os clientes em espanhol. Isso é um sinal de que a comida que você vai saborear em seguida é autêntica. A comida latina predominante no sul da Flórida é a cubana.
O resumo a seguir destaca alguns dos melhores locais de comida latina na Flórida. É apenas um ponto de partida, porque existem literalmente milhares de restaurantes onde você pode desfrutar dessa comida.
Qualquer que seja a sua escolha, não vá para casa sem provar uma paleta mexicana (ice pop) com sabor tropical e pimentão, em lugares como The Hyppo em St. Augustine e outras localidades, La Michoacana Paleteria em Homestead e Morelia Gourmet Paletas em vários pontos do Flórida.
SUL DA FLÓRIDA
Todos que visitam Miami devem comer no icônico e amplo Versailles na Calle Ocho, a região conhecida como “Little Havana”. Para uma verdadeira experiência em Miami, dirija-se à uma janelinha do Versailles para atendimento rápido e peça um “café con leche”. O cardápio é tão amplo quanto o restaurante. À primeira vista, o Versalhes pode parecer uma armadilha para turistas, mas as mesas das famílias locais celebrando ocasiões especiais ou casais no primeiro (ou 100º) encontro atestam que o restaurante é um dos favoritos dos moradores locais. Versalhes fica aberto até 1h durante a semana e 2h30 nos finais de semana. Não se surpreenda ao encontrar fila de espera, a qualquer hora do dia ou da noite. O picadillo, carne de porco assada, sanduíche cubano, feijão preto e arroz e tostones (bananas amassadas e fritas duas vezes) são de dar água na boca.
Há muitos outros restaurantes cubanos ao longo da Calle Ocho, incluindo o El Mago de Las Fritas. A especialidade do El Mago é a frita, uma espécie de hambúrguer cubano. É um hambúrguer de carne temperado, algo como chouriço, coberto com batata palha e cebolas cruas fatiadas, servido em um pão cubano. O segredo está no molho apimentado à base de ketchup. As variações no El Mago incluem frango e vegetariano, além de duplos e triplos cobertos com tostones, ovo frito ou queijo suíço e presunto. O suco de melancia é um acompanhamento refrescante.
Escondido em um bairro distante da folia da Duval Street, em Key West, está o El Siboney, um restaurante cubano com administração familiar. Não parece grande coisa ao olhar de fora, mas a longa fila de clientes esperando por mesas conta uma história diferente (há uma segunda localização na vizinha Stock Island). Os comensais estão tão perto da água azul que cerca a região de Florida Keys que é inteligente pedir frutos do mar, como pargo, garoupa, mahi-mahi e camarão local, preparados no estilo cubano. As sobremesas como cheesecake de manga ou torta de limão são o final perfeito.
Para comida argentina em quantidade — e isso significa toneladas de carnes grelhadas — vá para o Graziano’s em Coral Gables (há em outros locais também). Use suas calças com elástico na cintura, pois as porções são enormes. Se você tiver que esperar por uma mesa porque não fez uma reserva, fique apreciando na porta a carne sendo assada em fogo aberto. Você estará protegido por um vidro, portanto não se preocupe. Carne bovina, frango, porco e enormes camarões de Madagascar estão entre as opções.
Um local argentino mais discreto fica em um pequeno shopping em Key Biscayne. O Milanezza Restaurant & Bar recebeu o nome do tradicional sanduíche aberto no pão torrado e é uma arte argentina aqui. Suas influências vêm da França e da Itália, mas o tamanho da porção é todo argentino. Não deixe de comer a sobremesa, principalmente a Chocotorta Argentina, um bolo feito com biscoitos, doce de leite e requeijão cremoso.
Uma grande comunidade haitiana trouxe muitos restaurantes daquele país para Miami, e eles estão agrupados na área conhecida como “Little Haiti” e expandindo para as cidades vizinhas. A culinária haitiana é uma mistura de sabores europeus, africanos e do Oriente Médio, o que faz dela algo diferente da comida dos países vizinhos. Você encontrará almôndegas com especiarias e arroz de cogumelos pretos no Nani’s Haitian Cuisine em Hollywood. Saboreie o ensopado de rabo de boi e acompanhamentos coloridos no Le Belle Jacmelienne em Miramar. O chef do Ivan's Cookhouse, em North Miami, era figura constante do programa Chopped do Food Network, exibindo suas costeletas de carne de cabra frita e sopa de abóbora da ilha.
FLÓRIDA CENTRAL
A discussão continua acirrada sobre a origem geográfica do sanduíche cubano. Miami afirma que veio de Cuba para o sul da Flórida, mas muitos historiadores culinários dizem que foi servido pela primeira vez no Columbia Restaurant de Tampa, em 1905. Existem algumas diferenças na forma como o sanduíche é preparado em Tampa em comparação com o de Miami, sendo que a maior delas é que o cubano de Tampa inclui salame e geralmente é prensado para que o queijo suíço derreta. Para ser autêntico, nunca deve ter maionese, alface ou tomate. O Tampa Cuban é feito com salame, porco assado, presunto, queijo suíço, picles em fatias finas e mostarda no pão cubano. É isso, mas isso não significa o fim da discussão.
Argumentos à parte, a boa notícia é que o Columbia ainda funciona no local original, em Ybor City, mas há outros em todo o estado. As influências espanholas aqui estão com sotaque cubano. Um dos pratos mais pedidos do cardápio é Columbia 1905 Salad, que pode facilmente ser uma refeição completa com suas tiras de presunto e queijo suíço, além de azeitonas verdes e tomates sobre alface americana. Sangria também é um grande atrativo.
Mais uma boa notícia sobre o sanduíche cubano é que há muitos lugares para encontrar essa iguaria em toda a área de Tampa Bay, inclusive no Columbia. Também em Tampa, estão La Teresita, Brocato’s Sandwich Shop e West Tampa Sandwich Shop. Do outro lado da baía, em St. Petersburg, a fila de pessoas esperando pelos sanduíches cubanos comprova a qualidade do Bodega, especializado em comida de rua latina. Outro point é o The Floridian, em Treasure Island, onde uma placa anuncia que o autêntico sanduíche cubano é feito lá.
De volta a Tampa, o Terra Sur Cafe é um segredo bem guardado em um shopping center em um subúrbio ao norte. Vale a pena ir de carro até lá, até porque e fácil encontrar o destino com o auxílio do GPS. O menu tradicional peruano é servido com elegância em toalhas de mesa brancas. Isso não significa que seja chique, mas promete uma refeição memorável. À sua disposição, uma grande variedade de ceviche, mas você pode ir direto para a seção “chaufa” do menu. Este é o arroz frito peruano influenciado pelos imigrantes chineses que fizeram do país sul-americano sua casa.
Orlando também é recheado de restaurantes hispânicos, cubanos e porto-riquenhos em sua maioria, é claro, mas a comida mexicana também é forte na chamada The City Beautiful. O Consulado Mexicano ajuda a realizar o Festival de Comida Mexicana anual, sempre em agosto, na região do Lake Eola. Há muitos restaurantes e redes mexicanas de renome, incluindo Bartaco, Uncle Julio’s e Frontera Cocina, do chef Rick Bayless, de Chicago, na área de Walt Disney World. Os restaurantes famosos são atraentes, mas não se esqueça dos independentes, incluindo os restaurantes familiares em pequenos shoppings.
Vale a pena experimentar o El Patron Restaurante Mexicano, que oferece brunch e toda uma variedade de tacos artesanais. Taco de caranguejo com massa sabor de cerveja Dos Equis XX com molho de pepino chipotle? Isso está elevando os tacos a um outro patamar. Os críticos classificam o El Molcajete Mexican Restaurant como um tesouro escondido. Atrás de seu letreiro simples está um cardápio que tem muitos fãs, e os tacos são baratos e deliciosos. O Reyes Mezcalaria é o queridinho dos críticos e também recebe elogios dos clientes. Pense em margaritas e aplicativos, incluindo elote (milho de rua mexicano), tamales, polvo fundido e carbonizado.
NORDESTE DA FLÓRIDA
A empanada, descrita simplesmente como uma massa geralmente recheada com carne, é a quintessência da comida latina de fusão. É servida em toda a América do Sul, possivelmente originário da Argentina e introduzida pelos espanhóis.
A Empanada’s Factory em Jacksonville celebra a empanada com diversos recheios, mas o cardápio está repleto de outras especialidades de comida latina, como as arepas colombianas e a chaufa peruana (arroz frito). Eles dão um toque especial também em pratos americanos comuns, como o sanduíche de queijo grelhado. O deles é recheado com provolone e coberto com chimichurri embalado em pão cubano.
Também em Jacksonville, o Beignets Caribbean Café é um daqueles restaurantes difíceis de encontrar. Serve comida das ilhas, principalmente do Haiti e Jamaica, e os clientes podem apostar no sabor autêntico de frango condimentado e sopa de rabo de boi. O Burrito Gallery no centro da cidade se autodenomina “Jaxmex” e tem uma longa lista criativa de recheios de burrito, incluindo frango ao curry, tofu teriyaki e camarão cajun. Não é exatamente tradicional, mas o toque moderno consegue atrair um público jovem. O Lola’s Burrito & Burger Joint é também uma homenagem ao antigo e ao novo na culinária de inspiração mexicana. O restaurante na área de Riverside está repleto de arte do Dia dos Mortos e de “millennials” ansiosos para comer um burrito recheado com chouriço e banana frita.
Ao sul de St. Augustine pela rodovia A1A, a estrada que leva os viajantes até Key West, está o Llama Restaurant, com culinária peruana clássica atualizada. Seu cardápio exemplifica como as cozinhas cruzam fronteiras na América Latina. A comida latina — ceviche, polvo e até banana frita crocante – é arte no prato. Os turistas inteligentes ligarão com antecedência para fazer reservas.
Também ao longo da A1A no Guy Harvey St. Augustine Resort, está outro restaurante que homenageia as raízes espanholas da Flórida. O cardápio do Santiago’s Florida Kitchen and Bar é um tour virtual pela culinária latina: bolinhos de banana e coco, ropa vieja, ensopado de mariscos de Minorca, fraldinha com molho chimichurri, tacos de rua estilo Baja e salada tropical.
Em Gainesville, onde fica a Universidade da Flórida e uma comunidade enlouquecida por futebol, você encontrará muitos bares esportivos que servem a comida habitual para acompanhar um jogo na TV. O Mi Apa Latina se afasta um pouco da comida de bar habitual, servindo autênticos pratos cubanos “com um sorriso”. O café da manhã é servido o dia todo e isso é uma coisa linda quando você acorda tarde com vontade de comer ropa vieja y huevos (carne desfiada e ovos com torrada cubana).
NOROESTE DA FLÓRIDA
Food trucks são comuns nas ruas da cidade e muitos deles servem comida latina, especialmente tacos e burritos. Vários desses food trucks circulam por Pensacola, reunindo clientes dedicados ao longo do caminho. Entre eles está o Joe’s Caribe, especializado em relleno de papa (bolinhos de massa fritos recheados com carne) ou pastéis (tamales de estilo porto-riquenho).
Falando em tamales, Pensacola parece ter mais do que seu quinhão de restaurantes que servem esses pacotes de masa recheados com todos os tipos de recheios salgados. Restaurantes e pequenos mercados mexicanos vendem tamales, tornando esta tradicional iguaria de Natal disponível o ano todo. Confira esta especialidade no Rio Brava e Taco Rock 29.
A região do Panhandle da Flórida é abençoada com algumas das mais belas praias do país. E ao longo delas existem restaurantes para alimentar os turistas e moradores famintos. O Burrito Del Sol, com localizações em Fort Walton Beach e Destin, é um desses lugares, especializado em burritos. Anunciado como mexicano costeiro, os clientes podem comer camarão e peixe em uma tortilha enrolada em farinha, prensada em uma quesadilla, espalhada em cima de uma salada ou em um taco.
Como Gainesville, Tallahassee também é uma cidade universitária, mas trata-se da capital do estado. Você encontrará muitos estudantes da Florida State University jantando no Gordo’s, um bar cubano não muito longe do campus. O Gordo's oferece uma variedade de sanduíches cubanos, incluindo o cubano e o media noche. Eles deram outro toque ao cubano, fazendo uma versão vegetariana e outra com peru. O El Jalisco é outro local popular para estudantes, moradores e legisladores. Este é um grande restaurante e um local ideal para fajitas e margaritas.