Por Tom Scherberger
Diga o nome de uma cidade da Flórida e certamente ela terá uma cerveja local, cervejarias artesanais ou esteja em processo de abertura de uma cervejaria. Cervejas e cervejarias artesanais são abundantes no Sunshine State. Mas Tampa Bay lidera o estado com uma dúzia desses negócios.
Cervejarias artesanais em Tampa
- Donna Giambrano viajou para Munique e Bruxelas no verão por um motivo: cerveja. “Eu viajo para beber cerveja”, conta ela. “Sempre que posso ir a novos lugares, procuro experimentar a cerveja local.”
O que explica por que Giambrano se viu entre caldeirões de cerveja e fermentadores em Cigar City Brewing em uma tarde de sábado em Tampa. A moradora de Long Island estava visitando amigos em Tampa, que a surpreenderam com um tour por uma das muitas cervejarias artesanais de Tampa. Giambrano tem várias cervejarias artesanais para escolher onde mora, mas ela não sabia que a cerveja artesanal estava crescendo na Flórida.
As cervejarias artesanais da Flórida podem ser encontradas em todos os cantos do estado, desde a Pensacola Bay Brewing em Pensacola passando pela Intuition e Bold City em Jacksonville, Swamphead em Gainesville e The Funky Buddha em Boca Raton. Todas essas, possivelmente, classificadas como as melhores cervejarias artesanais da Flórida
Os cervejeiros locais podem ainda não terem entrado na arena comercial do mundo da cerveja, mas estão ajudando a criar uma atração turística diferente na Flórida para pessoas como Giambruno, que não se importam se têm ou não um tour específico. Para eles, o centro de tudo é a cerveja artesanal.
A Cigar City, inaugurada há três anos em um armazém simples atrás de uma loja Home Depot na rodovia North Dale Mabry, é uma líder em ascensão no negócio de cerveja artesanal da Flórida, tanto em reconhecimento quanto em volume.
Cervejas e cervejarias artesanais no resto da Flórida
A maioria das cervejarias oferece um tour, desde as grandes como a Yuengling (Tampa) ou a Anheuser Busch (Jacksonville) ou pequenas empresas como a St. Somewhere (Tarpon Springs). A Cigar City oferece tours cinco dias por semana, enquanto empresas menores como a Swamphead oferecem tours semanalmente. Algumas, como a Peg’s Cantina em Gulfport ou a Seventh Sun em Dunedin, são tão pequenas que os tours costumam ser mais curtos e espontâneos.
O tour que Giambruno fez chegou ao limite de 20 pessoas, e começou com uma degustação no bar, que estava equipado com dois televisores que mostravam as diferentes áreas da cervejaria. Normalmente, as tardes de sábado estão lotadas.
Jennifer Harden, de San Diego, estava ansiosa pelo passeio com seu namorado de Lakeland, Jeff Page. Foi a sua primeira parada antes de seguir para a cervejaria mais antiga da Flórida, a Dunedin Brewery, fundada em 1996.
Enquanto estavam em Cigar City, eles ficaram sabendo da Seventh Sun e a adicionaram à lista.
“Recebemos muitos turistas”, diz o proprietário da Cigar City, Joey Redner. “Por isso, quando eles vêm à nossa sala de degustação às terças-feiras ao meio-dia, o lugar está lotado. São todos turistas. Como turista, você pode se dar ao luxo de tomar cerveja ao meio-dia”.
Redner ainda vê que há muitas oportunidades de crescimento na Flórida, um estado amplamente dominado por grandes mercados de cerveja e anos atrás de estados como Califórnia, Colorado, Oregon e Carolina do Norte. A vantagem que ele vê é a presença de grupos de cervejarias a poucos passos de distância, como Intuition e Bold City no Riverside de Jacksonville, ou Dunedin Brewery e Seventh Sun no centro de Dunedin.
Os amantes da cerveja e do vinho desfrutam das muitas variedades que as cervejarias têm a oferecer, bem como da oportunidade de experimentar algo que não podem provar em nenhum outro lugar.
Asheville, na Carolina do Norte, tem meia dúzia de cervejarias a poucos passos de distância. “Não temos um grande número ainda”, pondera Redner, “mas estamos chegando lá”.
Passear pelas cervejarias da Flórida é quase como passear pelos vinhedos de Sonoma. É preciso um carro, planejamento e moderação. O que dá a Tampa Bay uma vantagem exclusiva.
Tampa tem a maior quantidade de cervejarias artesanais de todo o estado. Há a previsão de pelo menos mais três em St. Pete (Green Bench e St. Petersburgo Brewing) e em Seminole (Rapp Brewing). A região também deu origem à rede Mundial de Cerveja, uma aliança de bares de cerveja artesanal que rapidamente se espalhou pelo estado. É comum encontrar cervejarias artesanais com 30 ou 40 cervejas nos barris, algo que dificilmente se via há apenas três anos.
A Flórida é o único lugar onde você pode comprar legalmente chope para viagem, que é enviado em garrafas lacradas de um litro ou de um galão. As salas de degustação como a de Cigar City são comuns nas cervejarias artesanais da Flórida e uma parte importante de seus negócios. As vendas nas salas de degustação da Cigar City no ano passado chegaram a US$ 1,5 milhão, o que ajudou a expandir.
Com orçamentos apertados e lucros baixos, as cervejarias artesanais da Flórida dependem das recomendações e das redes sociais para se tornarem mais conhecidas. Um programa de rádio semanal sobre a cerveja artesanal em Tampa Bay (aos sábados às 11h via WTAN-AM 1340) é apresentado por Savino Sterlacci, o fundador da World of Beer que ajudou a mudar a lei estadual para permitir diferentes tamanhos de garrafas, o que ajudou a catapultar de forma explosiva o negócio da cerveja no estado.
Pense em um nome de uma cidade na Flórida e você terá duas coisas, alguns dos melhores bares à beira-mar do estado e a sua própria cervejaria artesanal. Além de Swamphead, Gainesville também tem a Alligator Brewing; Tallahassee tem a Proof e a Momo's Pizza; Boynton Beach tem a Due South; Melbourne tem a Florida Brewery; Sarasota tem a Darwin's on Fourth; Marco Island tem a Marco Brewpub; a Hourglass Brewery está prestes a abrir em Longwood; Winter Park tem a Shipyard; Brandon tem a Three Palms Brewery. Miami ficou atrás em comparação com o resto do estado, embora alguns cervejeiros reconhecidos estejam planejando abrir suas próprias pequenas cervejarias.
Muito do burburinho em torno deste tópico surgiu com a Cigar City, que ganhou atenção nacional e prêmios usando ingredientes locais como goiaba, café expresso cubano e cedro para dar sabor às suas cervejas. Tudo começou com duas pessoas e hoje tem 60 funcionários e continua a crescer rapidamente para atender a demanda.
Os tours aos sábados pela Cigar City são conduzidos por um mestre cervejeiro agradável chamado Bob Lorber, que gentilmente guia os participantes pelas etapas básicas da fabricação de cerveja, apontando os diferentes tanques e barris, mostrando o processo de engarrafamento, e oferecendo amostras que ele tira diretamente dos fermentadores. Não há nada mais refrescante, comenta ele, enquanto os visitantes pedem mais. O tour dura entre 30 e 45 minutos e, ao final, você recebe um presentinho especial: um copo de souvenir e uma cerveja de sua escolha.