Por Kevin Mims

As águas das Florida Keys são diferentes das águas de qualquer outra parte do mundo. Considere os números: aproximadamente 3.000 milhas náuticas quadradas de santuário marinho, que abriga 6.000 espécies marinhas, uma percurso de naufrágio com nove naufrágios históricos (e, fora do percurso, uma estimativa de 1.000 naufrágios no total), e a terceira maior barreira de corais do mundo.

Seja você é um mergulhador experiente ou iniciante, tenha uma certificação para iniciantes ou avançada, queira ver maravilhas artificiais ou a biodiversidade resultante de recifes com milhares de anos, as Keys são um paraíso para o mergulho.

Confira sete dos melhores pontos para praticar mergulho nas Florida Keys.
 

UPPER KEYS

John Pennekamp Coral Reef State Park, Key Largo

Uma viagem para mergulho nas Keys não seria completa sem um dia (ou três) explorando as água do John Pennekamp Coral Reef State Park em Key Largo, onde os mergulhadores podem apreciar o colorido recife de coral vivo e a famosa estátua do Cristo do Abismo, uma réplica de 2,6 metros da estátua de bronze de Jesus Cristo no Mar Mediterrâneo, submersa a mais de 7 metros de profundidade. Tours de mergulho e locações estão disponíveis por intermédio do parque.

Molasses Reef

Molasses Reef, a cerca de dez quilômetros de Key Largo, é conhecida por sua abundância de corais vivos e peixes tropicais. Os mergulhadores aqui também podem se deparar com uma enorme garoupa, uma espécie fisicamente imponente, mas inofensiva e criticamente ameaçada. A vida marinha vibrante do recife e a facilidade de acesso ao recife o tornam um dos principais locais de mergulho e snorkel nas Keys. Várias lojas de mergulho, incluindo a Sea Dwellers Dive Center oferecem mergulhos guiados para Molasses Reef, partindo de Key Largo.

The Duane

A 1,6 quilômetro de Molasses Reef está Duane, um cúter da Guarda Costeira dos Estados Unidos e um naufrágio excelente para mergulhadores avançados. O navio de quase 100 metros, rico em história militar dos EUA em tempos de guerra e paz, está na vertical a uma profundidade de 36 metros. Na década de 1980, antes de afundar em 1987, o Duane servia para levar milhares de refugiados cubanos para a Flórida. Os mergulhadores podem identificar o mastro a 18 metros, o convés da superestrutura a 27 metros e o convés principal a 30 metros. Viagens para ver o Duane estão disponíveis por meio do Sea Dwellers Dive Center.
 

MIDDLE KEYS

Sombrero Reef

A partir da superfície, Sombrero Reef pode ser identificado por seu farol histórico que fica a 60 metros de altura, a 3,5 milhas náuticas de Boot Key. Sob a superfície, o recife é uma terra de sonho aquosa e, na maior parte, rasa devido a uma vasta gama de corais - chifre-de-alce, fogo, estrela, pilar, leques-do-mar e muito mais - e espécies de peixes, incluindo spotlight, rainbow e budião-princesa, peixe donzela e peixe-anjo. Passeios de barco, guias e aluguel de equipamentos estão disponíveis no Tilden’s Scuba Center.

Coffins Patch

Porites, coral de pilar, lagostas, enguias e jacks são algumas das espécies que os mergulhadores podem encontrar ao longo do grupo de seis recifes que compõem Coffins Patch, 5,6 quilômetros a leste de Key Colony Beach. Com profundidades de 3 a 12 metros, esta área é frequentada por mergulhadores avançados e iniciantes. Também fica a apenas uma milha náutica de distância do navio naufragado Thunderbolt, um mergulho profundo e avançado. A Deep Blue Dive oferece aluguel e viagens de mergulho para Coffins Patch.
 

LOWER KEYS

Looe Key

Com profundidades entre dois e nove metros, Looe Key é um mergulho na maior parte raso e repleto de vida, desde pequenos peixes tropicais até a garoupa gigante, pesando centenas de quilos, e graciosas arraias e corais ventiladores balançando com a corrente. A Key, a cerca de 10 km de Ramrod Key e a sudoeste do Bahia Honda State Park, está totalmente submersa e cheia de espécies marinhas. Há muito para ver e a visibilidade pode ser superior a 27 metros. Viagens de mergulho estão disponíveis por intermédio do Looe Key Reef Resort and Dive Center.

General Hoyt S. Vandenberg, da Marinha dos Estados Unidos

Com 159 metros de comprimento, o General Hoyt S. Vandenberg, da Marinha dos Estados Unidos, é o segundo maior navio já afundado intencionalmente para criar um recife artificial.

- Haig Jacobs, Florida Keys News Bureau

 

USNS General Hoyt S. Vandenberg

Com 159 metros de comprimento, o General Hoyt S. Vandenberg, da Marinha dos Estados Unidos, é o segundo maior navio já afundado intencionalmente para criar um recife artificial. O Vandenberg, de 13.000 toneladas, está 11 quilômetros ao sul de Key West, a uma profundidade de 50 metros, atraindo mergulhadores de todo o mundo para explorar os espaços aparentemente intermináveis ​​dentro do navio, incluindo 11 eixos elevadores e de retenção de carga e 18 escadas. A Adventure Watersport Charters e a Lost Reef Adventures estão entre as lojas de mergulho que oferecem viagens ao local do Vandenburg.

Você gosta de mergulhar? Confira outros ótimos locais para mergulho na Flórida.

Love diving? Check out more great dives in Florida.