Por Jon O’Neill
Tudo começou com uma barraca de cachorro-quente em 1957, em uma parte bem remota de Daytona Beach.
Aquela barraca de cachorro-quente se tornou o que hoje é o Ocean Deck — um dos espaços de música ao vivo mais icônicos do nordeste da Flórida, um lugar com o poder de atrair turistas e moradores locais o ano inteiro.
Eles vêm pela comida, vêm pela diversão, e vêm pela música, que toca todas as noites da semana.
“E tem aquilo também”, disse o londrino Duncan Williams, apontando para a areia branca de Daytona Beach, a apenas alguns metros de onde ele está sentado, devorando um hambúrguer.
O Ocean Deck é tudo o que se espera de um bar na Flórida: reggae e rock tocando o tempo todo, além de boa comida, bebidas fortes e funcionários que parecem se divertir tanto quanto os clientes.
Estar localizado na beira da praia – literalmente – só completa seu ambiente tropical.
“Do jeito que o zoneamento funciona atualmente, não daria para construir um lugar assim”, disse Matt Fuerst, um dos três donos do Deck. “Estar fisicamente na praia como nós estamos não seria possível hoje.”
Fuerste e seus sócios Vernon Kuftic e Ken Bots compraram o Ocean Deck do dono anterior Dick Keough, que decidiu largar tudo em 2012.
Keough, que ainda vai ao Deck uma vez por semana com os amigos, comprou a barraca de cachorro-quente em 1980 e, ao perceber o que tinha nas mãos, decidiu criar o point tropical.
Ele incrementou as opções de pratos e bebidas, mas, conhecendo os frequentadores da praia, ele também queria entretenimento. Então, focou na música, trazendo cada vez mais apresentações ao vivo, até que ocorressem sete noites por semana.
O reggae e o rock, às vezes estridente, eram os elementos básicos que mantinham o Ocean Deck em alta. Funcionou naquela época. E funciona até hoje.
“Vocês seriam malucos se mudassem isso”, disse Williams, que conheceu o Deck em meados da década de 90 e tenta voltar sempre que pode. “É sempre muito divertido vir aqui. E sempre dá para sentir que você está na Flórida.”
Às 5 da tarde de um sábado recente, o Deck estava a todo vapor. No bar principal no andar de baixo, Stormin Norman (também conhecido como irmão de Vernon Kuftic) estava liderando uma barulhenta sessão de karaokê, com vários de seus seguidores — e todos sabiam cantar bem.
No restaurante no andar de cima, as coisas estavam um pouco mais tranquilas, mas essa era a ideia, é claro. O ambiente foi acrescentado alguns anos atrás como uma opção mais sossegada em relação ao espaço turbulento no andar de baixo.
Por volta das 6 da tarde, a maioria das mesas em cima estava cheia de clientes aproveitando a comida e a vista da praia à medida que os últimos raios de sol de outono sumiam. Às 9 da noite, o restaurante estava bem cheio, e o bar embaixo estava lotado e alucinante. A atração principal era a C*Posse, uma espécie de banda da casa, e seu estilo particular que mistura reggae e rock lotou a pista de dança.
Muitos acabaram do lado de fora, dançando na areia. E é exatamente isso que o pessoal do Ocean Deck gosta de ver.
Esse é um dos motivos de as opções musicais do Deck — embora possam variar — se inclinarem para uma fusão de reggae e rock.
“Tem um apelo universal”, disse Brooke Chamberlain, que trabalha de garçonete e ajuda a organizar as apresentações musicais no Deck. “A vibe é boa e faz as pessoas sorrirem.”
Chamberlain, que viaja uma hora só de ida para o trabalho, não gostaria de trabalhar em nenhum outro lugar. Ela disse que o companheirismo entre os funcionários é algo que os turistas percebem logo de cara.
“Eles nos veem tendo bons momentos, e isso é contagiante”, disse ela. “É difícil ficar de mau humor quando todo mundo à sua volta está se divertindo.”
A música tem um papel importante aqui. Além da C*Posse, a Morning Buzz geralmente se apresenta no Deck nas noites de segunda-feira, tocando covers de músicas de rock populares.
As noites de terça-feira têm tudo a ver com a Orange Avenue, com bandas emergentes de rock indie de Daytona Beach subindo ao palco por volta das 21h30 e tocando o que a MTV descreve como “rock/pop indie enérgico com um som bem comercial”.
Kuftic disse que o bar sempre procura trazer grandes apresentações e também realiza uma série de eventos especiais, incluindo o “Bonfire Beach Bash”, que neste ano teve os Supervillians e “neve” na praia para acompanhar as bebidas e os pratos especiais e um monte de gente dançando descalça na areia.
“Queremos ser o tipo de lugar que os moradores locais adoram e que os turistas nunca esquecem”, disse Kuftic. “Quando as pessoas vêm aqui, queremos que elas se sintam entre amigos. Nós as recebemos e entretemos com o tipo de vista que elas não vão encontrar em nenhum outro lugar.”
Ocean Deck
127 S. Ocean Ave., Daytona Beach
386-253-5224
Outras boas opções de espaços com música ao vivo em Jacksonville:
Jack Rabbits
1528 Hendricks Ave., Jacksonville
904-398-7496
Descrito como “intimista, mas um pouco grunge”, o Jack Rabbits apresenta uma variedade eclética de artistas locais e, às vezes, nacionais.
E mais ao sul da costa…
Ponte Vedra Concert Hall
1050 A1A North, Ponte Vedra Beach
904-209-3744
Essa é uma verdadeira casa de shows, um teatro de artes cênicas com capacidade para 900 pessoas em pé e mais de 400 sentadas. É o local ideal para ver grandes talentos, e as apresentações recentes incluíram Goo Goo Dolls, B-52s, Aaron Neville e Blues Traveler.
St. Augustine Amphitheater
1340C A1A South, St. Augustine
904-209-3742
Esse anfiteatro ao ar livre, que rotineiramente atrai grandes nomes como Robert Plant e Steve Miller, foi construído em 1965 para marcar o aniversário de 400 anos da cidade. O anfiteatro, que foi reformado entre 2002 e 2007, agora pode acomodar mais de 4 mil espectadores. Ele também tem uma série de trilhas para caminhada no local, aninhadas em uma parte do Anastasia State Park.
Bar With No Name
16 S. Castillo Dr., St. Augustine
904-826-1837
Bem de frente para o famoso forte de Castillo de San Marcos, esse refúgio no centro da cidade oferece ótimas vistas da baía e música eclética ao vivo. É um dos espaços preferidos dos moradores locais que os turistas vão querer conhecer.
Stogies Cigar Bar (também conhecido como Stogies Jazz Club and Listening Room)
36 Charlotte St., St. Augustine
904-826-4008
O proprietário Jeff Holleran vem refinando esse conceito desde 1996, e o Stogies agora se apresenta como um lugar onde os amigos podem se reunir para desfrutar de bons charutos, vinhos finos e excelente música em um local descontraído.
Tradewinds Lounge
124 Charlotte St., St. Augustine
904-826-1590
Praticamente um ícone em uma cidade icônica, o Tradewinds se resume em diversão à moda antiga e bastante música ao vivo. Fique atento a quem está no palco — dizem que alguns ex-membros da banda Molly Hatchet gostam de tocar lá toda semana.
Johnny D’s Beach Bar And Grill
1005 N Ocean Shore Blvd, Flagler Beach
386-693-4814
Considerado um “excelente boteco de bairro”, o Johnny D’s oferece muitas opções de comida para acompanhar o entretenimento noturno. Outro espaço “local” que os turistas vão gostar de explorar.
Golden Lion Café
501 N. Oceanshore Blvd., Flagler Beach
386-439-3004
O Golden Lion é um autêntico bar praiano da Flórida inaugurado em 1993 que oferece um cardápio completo, música noturna e toda aquela vibe de “curtindo na praia”.
The Bank & Blues Club
701 Main St., Daytona Beach
386-252-9877
Na verdade, ele já foi um banco — mas agora ele se apresenta como um clube noturno badalado repleto de bandas de rock e blues de alto nível.