Por Jodi Mailander Farrell

As incríveis praias da Flórida acolhem todas as pessoas, mas algumas são mais amigáveis do que outras quando se trata da comunidade LGBT. De ambientes festivos como Miami, Key West e Fort Lauderdale a cantos mais tranquilos e isolados como Saint Pete Beach e Sarasota, estas são algumas das melhores praias gays de Miami e da Flórida, onde os gays são bem-vindos.


1. 12th Street Beach, South Beach, Miami Beach

Você só terá que encontrar as bandeiras gays ondulando entre as cadeiras de aluguel e os postos dos salva-vidas. A praia gay de Miami mais movimentada atrai principalmente homens, mas lá você também encontrará lésbicas e heterossexuais tomando banho de sol junto com os moradores locais. Fica em frente ao Palace Restaurant & Bar, um ponto de encontro gay que recebe banhistas há 25 anos. Fica na esquina da 12th Street com a Ocean Drive.

Melhor momento para ir: Em março, quando acontece a Winter Party, a maior festa gay na praia da América do Norte.

2. Smathers Beach, Key West

Com 4 quilômetros de comprimento, Smathers é grande em comparação com as outras praias desta pequena ilha, que é considerada uma das 25 melhores praias da Flórida e é a favorita do turismo gay. As águas rasas desta praia estão a uma curta distância de carro dos bares, restaurantes e lojas da Duval Street. Ela se estende por toda a área da South Roosevelt Boulevard.

Melhor momento para ir: Em março, para o Winter Party Festival; em setembro para o Womenfest; em outubro para o Bear Fest ou em junho para a Key West Pride.

3. Sebastian Street Beach, Fort Lauderdale

É a praia gay mais movimentada de Fort Lauderdale e está na frente ao Ritz-Carlton, a poucos quarteirões de alguns dos resorts e pousadas gays da cidade. Fort Lauderdale abriga o Stonewall National Museum & Archives, sede do programa de recursos bibliográficos e cinematográficos LGBT de maior circulação dos Estados Unidos. No ano passado, a cidade recebeu 1,1 milhão de visitantes da comunidade LGBT. Fica localizada na esquina da Sebastian Street com a North Fort Lauderdale Beach Drive (A1A).

Melhor momento para ir: Em março para a PrideFest Week; em maio, para o Beach Bear Weekend; em outubro para o Festival de Cinema Gay e Lésbico de Fort Lauderdale ou em junho para a Stonewall Summer Pride.

4. Sunset Beach em Saint Petersburg

Uma das principais praias gays da costa oeste da Flórida, a boêmia Sunset Beach está localizada no extremo sul da ilha Treasure Island de Saint Pete, entre o cordão de ilhas protetoras que se estende ao longo do Golfo do México, até a oeste de Saint Petersburg. Antes famosa por suas festas de espuma, a rua principal com seus bares à beira-mar agora é conhecida por suas costumeiras festas de domingo na praia. 9000 W. Gulf Boulevard, Treasure Island.

Melhor momento para ir: Em outubro, para o Festival Internacional de Cinema Gay e Lésbico, ou em junho, para a Saint Pete Pride.

5. Pass-a-Grille Beach, Saint Pete Beach

No extremo sul da Saint Pete Beach, ao sul do histórico Don Cesar Hotel, a Pass-a-Grille Beach se estende por cerca de 22 quarteirões. Calma e estreita — apenas um quarteirão de largura — a ilha fascina com sua areia branca e conchas rosa. Ao longo da Gulf Way, da 22nd Avenue até o final da ilha.

Quando ir: Em junho, para a Saint Pete Pride.

6. Fort De Soto Park, Tierra Verde

No extremo sul do condado de Pinellas, perto da St. Pete Beach, a impressionante e agreste região de North Beach deste parque municipal se estende ao norte, perto da extremidade da ilha, reunindo gays e lésbicas. Dizem há policiais à paisana, então sugerimos tomar sol sem tirar as suas roupas de banho! North Beach conquistou a posição n° 1 na lista de Dr. Beach das melhores praias dos EUA em 2005. 3500 Pinellas Bayway.

Quando ir: Em junho, para a Saint Pete Pride.

7. North Lido Beach, Sarasota

O trecho tranquilo ao norte desta ilha de areia branca é famoso entre os banhistas gays. Esta praia gay da Flórida é totalmente isolada — imagine-se entre dunas e o mar — e 22 acres da região norte do Lido Park como uma floresta acima dela. 400 Ben Franklin Drive, a 10 minutos a pé do Saint Armand’s Circle, com suas lojas e restaurantes chiques.

Melhor momento para ir: Em outubro, para a Sarasota Pridefest.

8. Guana Tolomato Reserve, Ponte Vedra Beach

Cobrindo mais de 73.000 acres, esta reserva aquática — oficialmente chamada de Guana Tolomato Matanzas National Estuarine Research Reserve — está localizada entre Jacksonville e Saint Augustine. Tem praias, dunas, pântanos, pântanos de água salgada e lagoas de estuário no melhor estilo da “velha Flórida”. Na primeira entrada da praia de Guana há um local de encontro gay não oficial, que se chega por um calçadão que margeia um conjunto de dunas de mais de 1 metro de altura que desce para um trecho intocado de areia. Ao longo da rodovia A1A.

Melhor momento para ir: Em outubro, para a River City Pride Parade em Jacksonville.

9. Pensacola Beach

Este enclave perto da fronteira do Alabama pode não parecer o lugar mais amigável para os gays, mas há muito tempo é um destino de férias na praia para a comunidade LGBT do sul dos Estados Unidos, especialmente durante o Gay Memorial Day Weekend, que começou informalmente nos anos 1980 e se tornou um grande ponto de encontro que atrai milhares de pessoas aos seus circuitos de festas noturnas com DJs profissionais renomados e festas informais em barracas à beira-mar. A praia mais amigável fica na County Road 399, a cerca de 3 quilômetros depois da placa “Gulf Islands National Seashore”.

Quando ir: Em maio, para a Pensacola Gay Memorial Day Weekend.

10. Haulover Beach, Sunny Isles

Se você quer bronzear o corpo todo, não perca esta praia de nudismo no sul da Flórida. Localizada no condado de North Miami-Dade, a 20 minutos de Miami Beach, esta praia pode ser a sua melhor opção. A cerca de 20 minutos ao norte de South Beach, é a única praia da Flórida onde a lei permite ficar sem roupa e admite visitantes gays. Apenas a região norte do trecho intocado de 2,5 quilômetros de areia branca é reservada para os praticantes de nudismo da cidade. O grupo LGBT tende a ficar na área ao norte da torre dos salva-vidas. 10800 Collins Avenue.