Por Nicole Hutcheson

Dick Waters estava em um celeiro sem muita iluminação no gramado de uma fazenda de gado perto de Ocala, explicando a diferença entre o uísque da Flórida e o irlandês.

“O uísque da Flórida tem sabor forte e amadeirado”, disse ele. “Já o uísque irlandês é mais doce e suave.”

Dick sabe do que está falando.

Desde 2009, ele e a esposa, Marti, produzem a Palm Ridge Reserve, uma nova e premiada edição limitada de uísque da Flórida no estilo Bourbon com ingredientes simples de sua fazenda.

A destilação artesanal já é viável há um bom tempo na Califórnia, em Nova York e em outros estados. Mas a Flórida está entrando cada vez mais no mercado, com destilarias artesanais surgindo por todo o estado nos últimos anos. O setor está sendo fomentado pela nova legislação favorável e pelo apoio do público, que está abraçando o movimento.

“Nós gostamos de visitar vinícolas pelo país”, disse David Nant, que recentemente veio de Titusville, Flórida, para conhecer a destilaria Palm Ridge Reserve. “Então, é uma experiência parecida. Nós apreciamos que as pessoas façam coisas assim.”

La destilería de St. Augustine

As bebidas são produzidas com ingredientes da Flórida na St. Augustine Distillery. ~ VISIT FLORIDA

- Desconhecido

 

Do rum do sul da Flórida à vodca de Tampa, dezenas de destilarias artesanais já estão bem-estabelecidas na Flórida, com outras mais surgindo on-line praticamente todo mês. Phillip McDaniel, proprietário da St. Augustine Distillery, fundou a Cooperativa de Destilarias Artesanais da Flórida, sem fins lucrativos, em 2012 para promover o novo setor.

A primeira vitória da cooperativa veio com a aprovação do Projeto de Lei 347. Ele revogou uma lei da época da Lei Seca que tornava ilegal que microdestilarias vendessem e realizassem degustações em suas instalações.

“Nós percebemos que, para a Flórida ser competitiva no ramo, precisávamos ter os mesmos direitos de outras vinícolas e cervejarias artesanais”, disse McDaniel.

Agora as destilarias artesanais podem vender duas garrafas por ano a cada cliente no local. Muitas começaram a oferecer ambientes de degustação e lojas de presentes, bem como a visitação de suas instalações.

O resultado? Um novo estilo de turismo na Flórida.

“A nova tendência de turismo é o crescimento pessoal, férias educativas”, disse McDaniel, que trabalhou 35 anos com vendas e marketing antes de abrir a St. Augustine Distillery, uma fábrica de gelo centenária convertida em uma destilaria de última geração que produz vodca de excelente qualidade. A destilaria recebe mais de 5 mil visitantes por mês.

La destilería en St. Augustine

A St. Augustine Distillery está situada em um local histórico em St. Augustine, na Flórida.

- Mallory Brooks para o VISIT FLORIDA

destilería Timber Creek

Em uma visitação de cortesia na Timber Creek Distillery, você conhecerá o mestre destilador, aprenderá sobre o processo de criação das bebidas... e, o melhor de tudo, as experimentará.

- David Barfield

Ao entrar na St. Augustine Distillery, há diversos detalhes que dão uma aura neovintage. Antigas ferramentas agrícolas adornam paredes de tijolos à vista ao longo da entrada, proporcionando aos visitantes um vislumbre das origens agrícolas do ofício.

Depois, os visitantes assistem a um vídeo de introdução e fazem a visitação. O piso encerado e os equipamentos de destilação de cobre de última geração servem como um contraste moderno. As destilarias da Flórida produzem vodca a partir da cana de açúcar do próprio estado. Em breve também haverá bourbon, gim e rum de edição limitada. McDaniel trabalha com agricultores locais para obter seus ingredientes.

Depois da visitação, um cavalheiro de suspensórios serve provas aos visitantes em um bar de estilo antigo, relembrando uma época passada em que fazendeiros dirigiam grande parte da produção de bebidas alcoólicas nesse estado e os coquetéis eram fortes e simples.

“O terroir”, disse McDaniel, é o que diferencia a produção artesanal da Flórida da de outras regiões. “O terroir é a combinação dos elementos geográficos que ditam o sabor dos produtos.”

“Nós temos diversos fatores que tornam nossas bebidas fantásticas”, disse ele. “Excelentes milho, cana de açúcar…”

A cana de açúcar impera na Florida Cane Vodka, em Tampa.

Pat O’Brien, dono da Florida Cane Vodka, e seu sócio Lee Nelson usam a safra para produzir sua vodca artesanal de edição limitada, que tem cerca de uma dúzia de sabores, incluindo Manga de Miami e Limão de Key West. 

“Estamos cercados por todos esses ótimos recursos na Flórida”, disse O’Brien. “Nós decidimos usar a cana de açúcar. A maioria das vodcas é feita de cereais ou batatas. Nós extraímos nossa cana de açúcar no sul da Flórida e mantemos tudo localmente.”

A vodca de cana de açúcar tem um toque adocicado, e é suave o suficiente para tomar de uma 
só vez. 

Todos os sabores de vodca de cana de açúcar são produzidos com frutas naturais de lugares próximos, incluindo morangos de Plant City e mirtilos de Hernando.

“Nós vendemos algo que, quando as pessoas vêm passar as férias aqui, podem levar uma parte da Flórida com elas”, disse O’Brien.

O’Brien e seu grupo oferecem visitações duas vezes por semana na destilaria de Brandon, Flórida. Você poderá ver a vodca sendo produzida na sala de degustação ao lado.  

De volta à Palm Ridge Reserve, Dick mostrou um pouco de milho, centeio e cevada encontrados aqui na Flórida para explicar mais sobre seus ingredientes. Ele pôs a mistura em um latão de 272 litros ainda aquecido com propano. Quando fica pronto, o uísque vai para barris de carvalho para envelhecer por uns 9 meses e depois é engarrafado à mão.

É um jeito bem lento e antigo de destilar, disse Dick.

“Tudo o que é antigo está na moda de novo”, explicou.

Aqui está uma lista de algumas destilarias artesanais na Flórida. Para mais informações, acesse o site da Cooperativa de Destilarias Artesanais da Flórida.