Por Gary McKechnie

Muito antes de existirem os gigantescos parques temáticos, a maioria das atrações da Flórida girava em torno da exótica beleza natural, da vida selvagem e das nascentes cristalinas do estado.

Embora nem todas as atrações clássicas tenham sobrevivido (incluindo Cypress Gardens, Atomic Tunnel e Six Gun Territory), algumas delas chegaram ao século XXI, lembrando aos turistas que,   às vezes, os prazeres simples são os melhores.

Conheça 10 antigas atrações que fizeram parte da história da Flórida e sobreviveram aos dias atuais, e que esperamos aproveitar por bastante tempo.

first of the old Florida attractions

- Unknown

 

~ A Florida Memory

1. Silver Springs (1888)

Ocala
(352) 261-5840

Nos anos 1880, um homem chamado Hullam Jones colocou um painel de vidro no fundo de um barco a remo e cobrou cinco centavos de cada passageiro para transportá-los pelas águas cristalinas de Silver Springs.

Surgia assim a primeira atração turística da Flórida.

Em 2013, Silver Springs tornou-se um parque estadual que manteve a essência daquela antiga atração da Flórida. Até hoje, os turistas ainda podem embarcar nos famosos barcos com fundo  de vidro no Silver Springs Nature Theme Park e observar o mundo cristalino abaixo deles antes de navegar rio abaixo e entrar nas florestas circundantes.

Com outras atividades, como museu, vilarejo histórico, passeios a cavalo e vida selvagem, é natural querer ficar um pouco mais. Você também pode fazer isso no acampamento ou nas cabanas, que proporcionam uma oportunidade perfeita para conhecer o parque temático original da Flórida.

Bok Tower Gardens.

Bok Tower

- VISIT FLORIDA

Bok Tower in Lake Wales is in Peak Bloom!

Bok Tower

- Bok Tower Gardens

~ Gary McKechnie para o VISIT FLORIDA

2. Bok Tower (1929)

Lake Wales
(863) 676-1408

Relembrando o conselho de sua avó de “tornar o mundo um pouco melhor ou mais bonito porque você viveu nele”, o imigrante holandês Edward Bok e sua esposa, Mary Louise, utilizam parte de sua fortuna (parcialmente obtida trabalhando como editores do Ladies Home Journal) para criar um dos lugares mais serenos e pacíficos da Flórida.

Em Lake Wales, situada no alto dos 90 metros do Iron Mountain, a Bok Tower é uma obra-prima de 60 metros de altura que mistura os estilos Neogótico e Art Déco e é toda feita em mármore rosa Etowah, mármore cinza crioulo e pedra coquina. Todas as tardes, é possível ouvir o som do carrilhão com 200 sinos dessa “Torre Cantante”. Sua música ressoa pela encosta e flui pelos exuberantes jardins botânicos de 100 hectares.

Venha passear pelos caminhos ladeados de carvalhos, palmeiras, magnólias e milhares de flores, procurar mais de 100 espécies de aves ou assistir a uma apresentação de orquestra especial, e você encontrará ainda mais motivos para se apaixonar por esse oásis da tranquilidade. Melhor ainda, você verá como o mundo ficou mais bonito porque Edward Bok viveu nele.

 

Old Florida attractions - Monkey Jungle

- Unknown

 

~ A Florida Memory

3. Monkey Jungle (1933)

Redland
(305) 235-1611

Embora o lema “Onde os humanos são enjaulados e os macacos vivem soltos” soe estranho pelos padrões atuais, nos padrões de propaganda dos anos 30, era um jeito inteligente de mostrar aos turistas que eles teriam uma experiência sem igual na Monkey Jungle.

Ao caminhar pelo jardim zoológico de 12 hectares, a inovação está em atravessar um túnel cercado.  Do outro lado da cerca, há cerca de 300 primatas pulando entre os galhos, subindo em cordas e árvores, e muitas vezes olhando para você na esperança de ganhar alguma comida.

Entre as experiências no habitat protegido estão apresentações e, às vezes, encontros ainda mais próximos na Piscina dos Macacos Selvagens, na Floresta dos Gorilas de Camarões, na Floresta Tropical Amazônica, nas Asas do Amor e no Passeio com os Orangotangos.

 

old florida attraction Jungle Island

- Unknown

 

~ A Florida Memory

4. Jungle Island (1936 — anteriormente Parrot Jungle)

Watson Island, Miami
(305) 400-7000

Em 1936, Miami tentava encontrar sua identidade. Além do sol e da areia de South Beach, empreendedores começaram a perceber que o apelo da cidade também estava nos pântanos e bosques intocados que margeavam a cidade.

Foi isso que levou Franz e Louise Scherr a arrendar 9 hectares de terra (a 25 dólares por ano) para criar uma atração onde os turistas pudessem caminhar por uma trilha natural ladeada por plantas nativas e ver aves coloridas voando livremente.

Por quase 70 anos, a Parrot Jungle fez parte de Pinecrest, um distrito de Miami, até que o vilarejo comprou a propriedade para usá-la como parque municipal. Mas o Parrot Jungle não acabou.   Em vez disso, foi transferido para Watson Island (entre o centro e South Beach, na MacArthur Causeway), e renomeado para Parrot Jungle Island e, em 2007, simplesmente para Jungle Island.

O que o casal Scherr iniciou muitos anos atrás ainda é a base para essa atração zoológica.  Os visitantes ainda podem ver araras e papagaios coloridos (alguns deles fazem apresentações), além dos icônicos flamingos cor-de-rosa de Miami, bem como cobras, abutres, condores, jacarés, cangurus, tigres e orangotangos. Há até mesmo eventos noturnos, como festas do pijama e interações com animais, tudo à vista da cosmopolita Miami.

 

Mermaids

- Unknown

 

~ A Florida Memory

5. Weeki Wachee Springs (1947)

Weeki Wachee
(352) 592-5656

Nada combina mais com a expressão “brega da Flórida” do que Weeki Wachee, a atração da Velha Flórida que ganhou atenção internacional graças a apresentações subaquáticas estreladas por sereias bem convincentes.

Weeki Wachee não começou como um paraíso das sereias, mas sim como uma forma de um mergulhador chamado Newt Perry demonstrar técnicas de respiração com mangueira de ar. Após    a popularidade dessa atração, um teatro de 400 lugares com uma parede de janelas subaquáticas permitia aos visitantes assistir a apresentações que, naturalmente, passaram a incluir as sereias.    A atração se tornou tão popular que Don Knotts, Esther Williams e Elvis Presley foram conhecê-la — embora não tenha sido ao mesmo tempo.

Em 2008, a atração de 220 hectares se tornou parte do Weeki Wachee State Park, que continua    a dar o apoio que ele precisa para encantar novas gerações de visitantes. As famílias podem passar o dia no parque aquático Buccaneer Bay ao lado, mas os puristas costumam preferir a atração original, onde sereias ainda nadam, apresentações de animais ainda entretêm e educam,  e os turistas podem escapar das pressões da vida fazendo canoagem, caiaque e passeios de barco no rio Weeki Wachee.

A Flórida clássica.

 

One of the few Old Florida attractions still owned by the founding family, Gatorland continues to attract visitors who visit the 110-acre “Alligator Capital of the World” to see hundreds of alligators and crocodiles, ride a miniature railroad, speed down a zip line, and take in reptile shows, an aviary, petting zoo, gator wrestling, and the ever-popular Gator Jumparoo Show.

Uma das poucas atrações da Velha Flórida que ainda pertence à família fundadora, o Gatorland continua a atrair pessoas que visitam a “Capital Mundial do Jacaré” de 45 hectares para ver centenas de jacarés e crocodilos, fazer o passeio de trenzinho, descer a tirolesa e aproveitar apresentações de répteis, o aviário, o minizoológico, a briga de jacarés e o sempre popular Gator Jumparoo Show.

- A Florida Memory

 

6. Gatorland (1949)

Kissimmee
(800) 393-5297

Quando Owen Godwin abriu o Gatorland, nos arredores de Orlando, em 1949, ele sabia que jacarés e cobras deixariam os turistas empolgados. E eles ainda deixam. Uma das poucas atrações da Velha Flórida que ainda pertence à família fundadora, o Gatorland continua a atrair pessoas que visitam a “Capital Mundial do Jacaré” de 45 hectares para ver centenas de jacarés e crocodilos, fazer o passeio de trenzinho, descer a tirolesa e aproveitar apresentações de répteis, o aviário, o minizoológico e o sempre popular Gator Jumparoo Show.

Uma das experiências mais emocionantes acontece após o anoitecer, na Gator Night Shine. Depois de uma demonstração de algumas criaturas assustadoras (incluindo aranhas, cobras e escorpiões), um especialista em vida selvagem levará você por uma passarela de madeira através do pântano negro onde garças brancas embelezam os galhos.

Continua emocionante depois de todos esses anos.

 

Dolphin jumping

- Unknown

 

~ A Florida Memory

7. Gulfarium (1955)

Destin
(850) 243-9046

Com o Golfo do México a poucos metros de distância, esse é o parque marinho mais antigo da Flórida e tem uma localização perfeita para os turistas aprenderem mais sobre as águas do mundo e seus habitantes. Orgulhando-se de seu passado, o Gulfarium afirma ser o primeiro parque marinho a realizar espetáculos subaquáticos com SCUBA e o primeiro a criar com sucesso um filhote de golfinho usando uma fórmula láctea sintética desenvolvida aqui (e usada até hoje).

Mais de 60 anos depois, o parque continua a se concentrar em espetáculos e exposições com temática de vida marinha, incluindo apresentações de botos e leões-marinhos treinados. Outros membros da coleção de animais incluem lontras, pinguins, arraias, jacarés, focas e tubarões, com programas especiais, incluindo o Animal Adventures e o Sunset Camp, além do VIP Trainer, que pode levar você ainda mais perto de alguns animais selvagens bem interessantes.

Embora não tenha o brilho dos parques mais modernos, a simplicidade do Gulfarium faz parte de seu charme.

 

Seaquarium

- Unknown

 

~ A Florida Memory

8. Miami Seaquarium (1955)

Miami
(305) 361-5705

Os anos 50 devem ter sido incríveis em Miami, pois a cidade se tornou um paraíso para quem vivia viajando e um lugar onde o design pós-moderno estava mudando o panorama da cidade.  Em Virginia Key, na Biscayne Bay, o futurista Golden Aquadome marcava a chegada do Aquário de Miami.

Na época, essa era a maior atração de vida marinha do mundo — e talvez a mais popular.  Na década de 60, o parque não só era uma das poucas atrações temáticas da Flórida como também ganhou grande impulso por ser um dos principais locais de filmagem do famoso programa de TV “Flipper”.

Hoje em dia, o parque ainda celebra golfinhos-nariz-de-garrafa, tartarugas-marinhas, pinguins, golfinhos, focas, orcas, peixes-boi e milhares de peixes de coral coloridos que habitam um aquário com quase 3 milhões de litros de água salgada. Além das apresentações, o parque se tornou um lugar popular para experiências de vida selvagem, incluindo o Seal Swim, o Sea Trek Reef Encounter, o Dolphin Encounter e o programa Trainer for a Day.

Citrus Tower

- Unknown

~ A Florida Memory

9. Citrus Tower (1956)

Clermont
(352) 394-4061

Quando a icônica Citrus Tower foi inaugurada nos arredores de Orlando, seu objetivo era exibir e celebrar o crescente setor de cítricos da Flórida Central, visto em colinas ondulantes de intermináveis bosques salpicados de lagos de água doce.

Naquela época, meio milhão de turistas passavam todo ano por ali enquanto dirigiam entre Silver Springs e Cypress Gardens na U.S. Route 27. Mais de meio século depois, porém, a maioria daqueles bosques não existe mais, vítimas de congelamentos consecutivos e do desenvolvimento desenfreado. Em vez de bosques, hoje são os telhados de asfalto, shoppings e grandes lojas que dominam a vista do alto da torre de 70 metros de altura.

Embora a vista do ponto de observação mais alto da Flórida não seja tão incrível, se você visitá-lo, ainda verá um exemplo imponente da história da Velha Flórida.

 

Lion Country

- Unknown

 

10. Lion Country Safari (1967)

Loxhatchee
(561) 793-1084

O primeiro “zoológico com drive-through"do mundo foi inaugurado como uma atração onde você podia (e ainda pode) cruzar 260 hectares de planícies do sul da Flórida e ver antas, lhamas, cegonhas, cudos, impalas, rinocerontes-brancos, órix, búfalos-asiáticos, leões, gnus, chimpanzés e girafas — uma infinidade de animais.

É um conceito bem simples, a visão de cinco empresários sul-africanos que acreditavam que o sul da Flórida era um lugar perfeito para dar aos animais espaço para correrem soltos e às pessoas a chance de vê-los.

Quando você for, vai pagar a entrada para passar algumas horas dirigindo por estradas de terra e observando os animais serem eles mesmos. Até mesmo motociclistas e donos de conversíveis podem participar, já que um veículo zebrado do Lion Country Safari pode ser alugado para o passeio.

A parte da manhã é um bom horário para visitar (antes que os animais procurem sombra), bem como quando chove, pois os animais aproveitam para tomar um banho. Depois do passeio, há um parque de diversões,  um restaurante de serviço completo, um playgroundmolhado, um minizoológico e um acampamento da KOA.