Por Diane Daniel
Embora Brad Tanner tenha levado mais de 50 grupos em passeios de caiaque pela Baía de Sarasota, muitas vezes para os mesmos lugares, cada excursão é uma nova aventura em suas palavras.
“Até os mesmos lugares são diferentes a cada passeio, dependendo das condições”, conta Tanner, que acompanha os remadores em excursões algumas vezes por mês entre dezembro e abril, como parte do programa Bay Wise para passeios de caiaque, uma excursão educacional gratuita e de ecoturismo oferecida pelo programa do estuário da Baía de Sarasota. As viagens duram de três a quatro horas e os participantes precisam trazer ou alugar seus próprios caiaques. (É fornecida uma lista de lojas de artigos esportivos nas proximidades.)
Durante nossa excursão, em dezembro, a “aventura” aconteceu durante uma forte ventania, maré baixa (ainda mais baixa devido aos ventos) e uma queda repentina de temperatura. Embora a cota máxima de 15 pessoas tivesse sido preenchida antes da data, apenas algumas pessoas corajosas apareceram, mas logo o céu desanuviou e o sol apareceu.
Colocamos os caiaques na água logo abaixo da Neal Preserve, uma bela reserva natural de 120 acres à beira-mar, inaugurada no condado de Manatee em 2014, a poucos quilômetros a oeste do centro da cidade de Bradenton e a leste da ponte que leva a Anna Maria Island. As excursões partem de cerca de seis lugares diferentes e apresentam ao visitante não apenas os canais da região, mas também os parques e reservas naturais, explica Tanner, que coordena os programas escolares do laboratório Mote Marine em Sarasota.
Quando saímos, Tanner explicou que um estuário é onde a água salgada e a água doce se encontram.
“A maioria das pessoas fica surpresa ao saber que 80% dos peixes e crustáceos do mundo (os frutos do mar que comemos) passam pelo menos parte de suas vidas em um estuário”, conta ele. “É o berçário da vida marítima”.
A Baía de Sarasota é um dos 28 estuários do país classificados como “estuário de importância nacional”, e a missão do programa de estuário da Baía de Sarasota é restaurar e conservar a Baía de Sarasota, que sofreu um impacto negativo por conta do desenvolvimento. O programa é dedicado à melhoria da qualidade da água, habitat e recursos naturais da área.
Posicionamos nossos caiaques em direção a Neal Preserve enquanto admirávamos ao longo do caminho um bando de pelicanos brancos descansando em paz; mas a maré baixa, os ventos fortes e a abundância de capim-de-tartaruga e peixes-boi impossibilitaram a passagem, e passeamos mais pela área da baía.
“A baía de Sarasota geralmente tem de 3 a 4 pés de profundidade, mas geralmente é possível atravessá-la”, conta Tanner.
Ele explicou sobre os diferentes tipos de manguezais e acrescentou que os vermelhos crescem mais perto da beira da água e são os que as pessoas conhecem melhor. Então ele tirou várias esponjas vivas da água para que pudéssemos ver, antes de colocá-las cuidadosamente de volta.
Fizemos uma pausa em uma das quatro fazendas de ostras no caminho.
“As ostras são um indicativo”, comenta Tanner. “Uma fazenda de ostras natural significa que a qualidade da água é boa”.
Enquanto estávamos descansando na fazenda de ostras, Tanner nos mostrou alfaces-do-mar, caranguejos-ferradura, ascídias, buccinos e ovas de caracol.
Após a excursão, alguns visitaram a Neal Preserve, um lugar fascinante com vestígios de um grande assentamento de nativos americanos, e dois locais onde eles enterraram os mortos. Embora as sepulturas não existam mais, parte do esforço que eles fazem na reserva de Neal é criar túmulos para indicar onde elas se encontravam. A reserva também conta com tablados elevados que cruzam pântanos de água salobra, uma torre de observação voltada para a baía e plantas usadas pelos nativos, como o algodão.
Tanner conta que excursões para diferentes lugares partem da Baía de Sarasota, uma lagoa de 56 milhas de extensão ao longo da costa, composta por vários tipos de baías e quatro enseadas, além de arroios e riachos, para apresentar aos remadores (muitos deles são moradores de temporada) diferentes lugares da baía e uma variedade de recursos naturais e culturais.
A excursão a Leffis Key Preserve, por exemplo, que sai do parque Coquina Bayside Park em Bradenton Beach, passa por canais escondidos cheios de mangues e uma colina de 26 pés de altura com vista panorâmica da baía de Sarasota. A excursão Lido Mangrove Tunnels, que começa em South Lido Park em Sarasota, passa por uma série de túneis sinuosos de mangues numerados. E o passeio Blind Pass que parte de Turtle Beach em Sarasota leva os remadores por Midnight Pass, uma enseada naturalmente protegida (apelidada de Midnight Impasse), agora uma praia e aviário onde você pode explorar os antigos tanques de tubarões quando o Mote Marine Laboratory estava em Siesta Key.
Para planejar uma visita, acesse:
941-955-8085