Da Redação

O lendário River of Grass (rio de grama, em tradução livre) é uma das maravilhas do mundo, uma selva subtropical declarada Patrimônio Mundial, reserva da biosfera mundial e pântano de importância internacional. Há muitas maneiras de conhecer bem e aproveitar o Everglades. A seguir apresentamos oito delas:

Corkscrew Swamp: terra de gigantes

Nas profundezas do Santuário Corkscrew Swamp, onde há o maior número de ciprestes antigos do planeta, “gigantes vivos” dominam a paisagem primitiva. Algumas árvores chegam a atingir 41 metros de altura e quase 12 metros de circunferência. Uma trilha em madeira de 3,38 quilômetros dá acesso à selva de Corkscrew.

Big Cypress: uma trégua para os crocodilos

Ao longo da Tamiami Trail, uma trilha pela selva de 291.374 hectares da Reserva Nacional Big Cypress, jacarés se aglomeram nas margens do canal como toras impassíveis de madeiras. Os animais estão em grande número no pântano, especialmente ao longo dos 40 quilômetros da Loop Road, que sai da rodovia principal em direção ao Everglades.

Mergulhe no mistério da Fakahatchee Strand

Ao aventurar-se pelo Parque Estadual da Reserva Fakahatchee Strand, você poderá avistar uma arisca pantera da Flórida, um urso negro ou a famosa orquídea fantasma, que deu origem ao best-seller de Susan Orleans, O Ladrão de Orquídeas, adaptado para o cinema em 2002, num filme estrelado por Meryl Streep e Nicholas Cage.

Percorra a Gator Trail sobre rodas

O centro de informações turísticas do Shark Valley Visitor Center fica a 40 quilômetros a oeste de Miami e 113 quilômetros a leste de Naples. O circuito de bondes de 24 quilômetros está fechado ao tráfego, exceto para ônibus turísticos regulares. Assim, muitos visitantes optam por percorrer a trilha de bicicleta, fazendo uma parada no meio do caminho para apreciar, da torre de observação, o fantástico visual.

Uma loja repleta de histórias da fronteira da Florida

Atravessar a porta da loja Smallwood na Ilha Chokoloskee é como atravessar o portal do tempo. Inaugurado em 1906 pelo pioneiro da Flórida Ted Smallwood, a estrutura do tipo palafita é mais um museu do que uma loja de souvenir, com um verdadeiro tesouro de histórias e relíquias de tempos passados.

Coma bem e aproveite a hospitalidade do Joanie’s

O restaurante Joanie’s Blue Crabs não é sofisticado, mas serve pratos de frutos do mar frescos acompanhados de generosas porções, em uma atmosfera à moda antiga da Flórida. A proprietária, Joanie Griffin, que praticamente cresceu no Everglades pescando e caçando com seu falecido marido, recebe com simplicidade, charme e muita hospitalidade.

Visite a Disney World de frutas tropicais

Na loja Robert Is Here, em Homestead, passeie pelos corredores em busca de frutas exóticas – pitaya, lichia, sapoti, monstera (a fruta da costela-de-adão) – e de produtos mais comuns, como tomate, pepino, banana e manga. O proprietário, Robert Moehler, um homem grande e gentil de fala forte, cultiva a maior parte dos artigos que vende.

Aventure-se no Everglades para acampar em chickees

Navegue de canoa até Hell’s Bay (ou Baía do Inferno), no extremo sul do Everglades, e experimente a aventura de acampar nas típicas cabanas dessas terras acidentadas, conhecidas como chickees. São plataformas de acampamento cobertas, acima da superfície da água, abertas por todos os lados para deixar a brisa circular. Esses chickees tornam a dura vida na selva mais fácil para os campistas novatos.