Por Tom Scherberger
Você quer explorar os tesouros culturais, históricos e arquitetônicos de Virginia Key, Flórida? Existe um aplicativo para isso.
Basta acessar o site Florida Stories Walking Tours e fazer download do aplicativo criado pelo Florida Humanities Council.
Com esse aplicativo, você pode aprender em seu próprio ritmo e de acordo com a sua agenda o que algumas das cidades mais exclusivas da Flórida têm a oferecer.
Oferecemos a seguir uma visão geral do que você pode experimentar por meio do aplicativo da Virginia Key:
Onde: Virginia Key Beach Park, Miami
Número de paradas: 10
Tempo total: 15 minutos
Autor: O Professor de ciências humanas Gene Tinnie, da Florida Memorial University e Karen P. Moore, membro da National Oral History Association.
Início: Praia histórica
Visão geral
Dirija em direção ao leste pelo Rickenbacker Causeway deixando para trás o horizonte brilhante da Miami moderna para encontrar uma área serena de aproximadamente um quilômetro e meio, de frente para a praia, rica em história afro-americana.
Uma série de protestos fervorosos na Haulover Beach de Baker, que só permitia a entrada de brancos, levou os líderes municipais a designar Virginia Key como a primeira praia do condado de Miami-Dade para afro-americanos em agosto de 1945. A praia só podia ser acessada por barco saindo do Miami River na comunidade negra de Overtown, até que a estrada elevada foi construída em 1947.
Era um destino extremamente popular e tem um lugar especial na comunidade afro-americana de Miami. Com o fim da segregação das praias do condado na década de 1960, a popularidade de Virginia Key caiu, e a praia foi fechada por vários anos. Em agosto de 2002 a praia foi inserida no Registro Nacional de Praias Históricas e um Marco Histórico da Flórida foi construído.
Em fevereiro de 2008, o Virginia Key Beach Park Trust reabriu o parque ao público. Hoje, é conhecido como tesouro ecológico que contém o maior pântano de manguezal do estado.
Destaques
A casa de banho, o estande de concessão, o pavilhão de dança, a miniestação de trem e a roda-gigante foram todos restaurados e estão listados no Registro Nacional de Lugares Históricos.
O Carrossel Allan Herschell é exatamente da mesma marca e modelo do clássico que operou durante a década de 1950, e opera gratuitamente nos fins de semana e feriados. O minitrem histórico gratuito dá uma volta ao redor da lagoa de socós, onde você encontrará a garça branca e o savacu, o íbis-branco-americano e talvez até o colhereiro americano, em risco de extinção.
A lagoa é também a principal área do campo de golfe do parque, que oferece belas vistas da lagoa e da colina. Uma trilha natural oferece vista da colina de 17 acres, onde você encontrará café silvestre, baga-da-praia e o sabal-da-Flórida, bem como tecedeiras-de-seda-dourada. Bear Cut é o trecho de oceano entre Key Biscayne e Virginia Key, a parte mais serena do litoral e um local popular para fotos.
Digno de citação
“Segundo a lenda local, três guerreiros Seminole foram mortos na ilha de Virginia Key durante uma batalha entre facções em guerra da tribo.”
Personagens notáveis
Lawson Thomas, um advogado de Miami que mais tarde se tornaria o primeiro juiz afro-americano desde a Reconstrução, participou dos protestos fervorosos que levaram à abertura da praia aos negros. Entre os visitantes famosos encontram-se Muhammad Ali e Dr. Martin Luther King Jr.
Curiosidades
Durante a Segunda Guerra Mundial, Virginia Key foi usada como base de treinamento militar para soldados afro-americanos e o famoso esquadrão de lutadores afro-americanos, The Red Tails.
Opções de atividades
O Miami Seaquarium, uma atração de 38 acres com golfinhos e outras espécies de vida marinha, fica a pouco menos de um quilômetro do parque ao longo da estrada elevada. O restaurante Rusty Pelican, com vista para a água, oferece um visual deslumbrante do horizonte de Miami e jantar ao ar livre. Key Biscayne, que fica próxima, oferece uma ampla variedade de restaurantes, inclusive italianos, franceses e argentinos