Por John Schwarb

Um pouco de sorte no meu roteiro de viagem acabou me levando a visitar o The Breakers, em Palm Beach.

Depois de sair de casa, em St. Augustine, norte da Flórida, em direção ao sul pela rodovia interestadual I-95, avistei primeiro não o hotel, mas o campo de golfe The Breakers Rees Jones Course, a cerca de 17,5 quilômetros de distância da saída pela Okeechobee Boulevard.

E só depois de dar uma excelente volta por lá (e vou contar com detalhes, a seguir), resolvi ir pela primeira vez ao The Breakers. Ainda bem! Quando entrei em um dos melhores resorts dos Estados Unidos, foi muito difícil imaginar sair dali em algum momento.

O hotel The Breakers tem muitas atrações, a começar por uma arquitetura extraordinária, um século de história e um serviço personalizado impecável. Existem muitos grandes complexos turísticos que oferecem excelentes vistas para o mar, restaurantes, instalações e serviços, mas o The Breakers é como nenhum outro lugar.

Você só precisa fazer um tour e aproveitar tudo o que o hotel tem a oferecer. E certamente não será o único a fazer isso.

Reconstruído após um incêndio, o The Breakers reabriu ao público em 1926 e foi erguido no estilo renascentista italiano, inspirado nas vilas do século 15. O fundador do hotel, Henry M. Flagler, não chegou a conhecê-lo, pois morreu em 1913. No entanto, foi o criador do Palm Beach Inn em 1896 – também destruído anos depois pelo fogo e rebatizado de The Breakers, em 1904 –, o magnata sem dúvida aprovaria sua imponente edificação.

O lobby principal é inspirado no grande salão do Palácio Carega, inaugurado em 1561 em Gênova, na Itália, com tetos altos destacados por seus designs pintados à mão. No interior do complexo, o visual não é menos fascinante, desde o salão de refeições “The Circle” ao “Gold Room”, o espaço mais solicitado para a realização de reuniões e eventos. Nomes simples para espaços espetaculares.

Falando em nomes simples e novamente citando o fundador do The Breakers, HMF é a mais recente experiência gastronômica do complexo. Tem um conceito de bar que serve pratos de inspiração internacional e coquetéis artesanais, tudo sob os tetos majestosos do Florentine Room, reconcebido para combinar com a experiência oferecida pelo HMF. No bar e restaurante, que abre às 17h e fecha à 1h, as luzes mudam e a música adapta-se aos diferentes ambientes e à clientela.

Um bate-papo no HMF acompanhado de coquetéis Railcar Nº 91 (nome dado em homenagem ao automóvel de Flagler) é um final de dia perfeito após uma partida de golfe no The Breakers, que, como outros resorts, oferece opções históricas e modernas.

Bem em frente à porta principal do hotel está o Ocean Course, o campo de golfe de 18 buracos mais antigo da propriedade. Originalmente projetado por Alexander Findlay em 1896 e redesenhado um século depois por Brian Silva, o Ocean Course exige habilidades de jogo curto em vez de força bruta.

Se você não tiver um ou ambos os tipos de habilidades, pode dispor da ajuda da academia John Webster Academy. Membro da PGA (a Associação de Jogadores Profissionais de Golfe nos EUA) há duas décadas e considerado recentemente o instrutor do ano no Sul da Flórida, Webster tem entre seus ex-alunos golfistas como Tom Kite e Thomas Friedman. Ele e seu time, equipados com instalações de ensino de última geração, criam aulas particulares que os alunos podem acompanhar de casa. Não é incomum para alguém que fez um curso no The Breakers há seis meses continuar recebendo ajuda da equipe por vídeo e e-mail, o mesmo tipo de toque personalizado encontrado em todo o resort.

Fora de suas instalações, o The Breakers conta com o Rees Jones Course, um campo de quase 6.500 metros que desafia os jogadores de scratch, bem como os aficionados de 15 handicaps. Jones pegou o layout original de 1968 e acrescentou, em 2004, mais alguns metros de comprimento e água, tornando o paisagismo ao redor dos corpos d’água adicionais mais agradável. Os greens são mantidos para velocidade acelerada da luz, mais rápido do que no Ocean Course, para dar continuidade ao tema de um teste de qualidade profissional. Em uma região repleta de campos de primeira linha, o Rees Jones Course tem tudo para ser considerado o melhor.

O The Breakers oferece transporte gratuito para o campo de golfe. Esse seria um bom motivo para deixar o lendário resort, mas, felizmente, apenas por algumas horas.

Quando visitar…
The Breakers Palm Beach
One South County Road
Palm Beach
(561) 655-6611
http://www.thebreakers.com

If you want to sharpen your golf game, The Breakers Palm Beach is the place to do it, both on the courses and one-on-one like this.

Se você quer aprimorar sua técnica de golfe, o The Breakers é o lugar certo.

- Foto cedida pelo The Breakers Palm Beach

The Breakers’ off-site golf getaway is the Rees Jones Course, a 7,104-yard layout that challenges scratch golfers just as much as 15-handicap amateurs.

O impressionante hotel The Breakers com seu campo de golfe, em Palm Beach.

- Foto cedida pelo The Breakers Palm Beach