Por: Terry Gibson 

Surfistas do Havaí, da Califórnia e da Austrália ainda se perguntam como a Flórida conseguiu produzir Kelly Slater, o maior surfista de todos os tempos, bem como um grande número de atletas classificados em posições no Elite World Tour. 

Bem, a maior parte da costa leste da Flórida e alguns lugares ao longo do Golfo oferecem uma diversidade de ondas que prepararam alguns dos melhores do esporte. E o Sunshine State é muito adequado para o surfe, mais do que você pensa, especialmente ao longo da Treasure Coast. 

Surfe no Sebastian Inlet 

Pode-se afirmar que o incrível parque natural Sebastian Inlet State Park é o epicentro do surfe de competição na costa leste. É onde surfistas nativos como Kelly Slater, os gêmeos Hobgood e os irmãos Lopez aprenderam a pegar ondas poderosas.

No lado norte do parque, swells batem no quebra-mar e retornam amplificados. Os surfistas procuram esse trecho da praia porque o quebra-mar aumenta a altura e a espessura das ondas sobre os bancos de areia rasos, criando três a quatro picos de praia diferentes. É um dos melhores lugares para observar alguns dos melhores surfistas do mundo em ação. Você pode assistir da praia ou do quebra-mar acima do surfe.

Dica: Surfistas novatos e inexperientes se divertirão mais na praia ao norte, onde não há tantas ondas nem tanta gente. Dependendo dos ventos e condições de pico, esses beach breaks podem ser algumas das melhores ondas tubulares do estado.

Melhores condições: Os especialistas em surfe do Sebastian Inlet sabem que a área é um imã para swells. Tem swells praticamente o ano todo vindos de sudeste, leste e nordeste. As ondas são melhores em marés baixas, especialmente no início da subida da maré. Mas não é divertido quando os ventos norte/nordeste criam correntes fortes que podem carregar os surfistas para os pilares do quebra-mar. Verifique a surf cam da Surfline quanto a condições de correntes, bem como informações sobre ventos e marés. 

Comodidades: Esse parque de 755 acres oferece pavilhões para piquenique, banheiros e chuveiros. Quando se cansar de surfar, pegue bebidas e petiscos no bar e visite o McLarty Museum e o Sebastian Fishing Museum, que contam as histórias de tesouros dos quais o nome da Treasure Coast é derivado e a história de sua rica indústria de pesca. 

Fort Pierce Inlet State Park

O Fort Pierce Inlet State Park também oferece beleza espetacular e excelente surfe. Localizado em Fort Pierce no extremo sul de North Hutchinson Island, é também um dos locais de surfe mais consistentes e atraentes da costa leste da Flórida. O surfe é melhor quando a maré está a meio caminho ou mais alta, e não muito adiante na maré baixa. Recebe swells principalmente do norte/nordeste. Embora geralmente fácil, com muitos picos de praia diferentes, ventos/correntes fortes do norte configuram condições perigosas que podem lançar o surfista contra as rochas do quebra-mar. 

Comodidades: Esse parque de 340 acres oferece pavilhões para piquenique com churrasqueiras, banheiros e chuveiros. Quando terminar sua experiência de surfe no Sebastian Inlet, desfrute a trilha de caminhada ou vá pescar na praia ou ao longo da enseada. 

Hora de hacer surfing

Hora de surfar

- Mitzi Gordon para o VISIT FLORIDA

Fort Pierce Inlet State Park

Conheça o “presidente” do Fort Pierce Inlet State Park!

- Lauren Tjaden para o VISIT FLORIDA

South Hutchinson Island 

A South Hutchinson Island oferece muitas ondas grandes ao longo de trechos de praia inexplorados. Os melhores lugares encontram-se ao sul da Hutchinson Island Nuclear Power Plant. Walton Rocks, do outro lado da central elétrica, oferece surfe intenso em um recife raso. Breaks mais suaves são encontrados ao sul. Os locais incluem Dollman Park Beachside, Waveland Beach, Jensen Beach e Stuart Public Beach. Hobe Sound Public Beach, em Jupiter Island, é um local propício a recifes e bancos de areia. 

Walton Rocks gosta de swells de leste ou nordeste, com ventos oeste ou ventos leves do noroeste. Quebra melhor na segunda metade da maré em subida e mantém grandes swells. As instalações do parque incluem banheiros, chuveiros e mesas de piquenique com churrasqueiras. A praia permite cães. 

Dollman Park é um beach break arenoso com muitos picos de praia. As ondas são melhores quando o vento é leve ou sopra do oeste. Geralmente, o surfe é melhor durante a primeira metade da maré em subida, embora grandes swells quebrem a maré. O Dollman Park oferece banheiros e chuveiros. 

Waveland Beach é uma praia protegida e quebra nas mesmas condições do Dollman Park. 

A Jensen Beach também é protegida. Oferece vários picos de praia que podem variar de divertidos a intensos, dependendo das condições. É um dos poucos lugares que oferecem surfe relativamente atraente durante ventos cruzados e ventanias. Essas instalações com ótima manutenção incluem estande de concessão no local, banheiros, chuveiros, mesas de piquenique e churrasqueiras. 

Dependendo dos bancos de areia mutantes, a Stuart Public Beach mantém swells maiores e oferece ondas mais longas e poderosas que a maioria dos locais em South Hutchinson Island. Essas belas instalações incluem praia protegida, quadras de vôlei e basquete e estande de concessão, além de banheiros, chuveiros e mesas de piquenique. 

A Hobe Sound Public Beach inclui uma praia protegida em um longo trecho de bancos de areia e reef breaks. Quebra a qualquer tamanho, mas é melhor para grandes swells de nordeste com ventos leves e maré em subida. As comodidades incluem chuveiros, banheiros, e mesas de piquenique com churrasqueiras. 

Restaurantes: Perto de Sebastian, logo ao sul de Wabasso Beach, o Penny Hill Beach Imporium oferece ótimos sanduíches. 

Em Fort Pierce, confira o Sharky’s Restaurant em frente à entrada do Fort Pierce Inlet State Park. 

Em South Hutchinson Island, o Shuckers Island Beach Resort é um bar/restaurante bem na praia, com uma ampla variedade de opções de comida e bebida. Dê-se ao prazer de um jantar elegante no Pietro’s on the Ocean. O nome do Surfside Grill and Pizzeria é revelador. Em frente à Jensen Beach, a Strawberry’s Deli and Ice Cream oferece muitas delícias. 

Pranchas e locações

Precisa de um prancha personalizada? Em Fort Pierce, visite a Impact Surf Boards, nas proximidades. 

Além disso, para pranchas e informações locais, visite a Spunky’s Surf Shop e a Sonic Surf Boards.  

Na área de Stuart, confira a Ohana Surf Shop em frente à Stuart Public Beach, Surf e a Cowabunga Surf & Sport. Essas lojas locais também podem informar sobre aulas de surfe e acampamentos de surfe.