Por Vanessa Caceres
A Flórida tem muitos jacarés. No Gatorama, você pode chegar bem perto — mas nem tanto — de centenas desses animais pré-históricos.
Localizado em Palmdale, no sul da Flórida — a apenas duas horas de Miami ou Orlando— o Gatorama existe desde 1957. Na verdade, é uma das várias atrações de beira de estrada de antes da época em que a Disney chegou à Flórida no início dos anos 70.
O parque foi iniciado por Cecil Clemons, um morador do pântano e fumante inveterado que supostamente teve 14 esposas, segundo a história do Gatorama. “Duas das três informações podem ser verdadeiras, e vamos deixar você decidir quais”, afirma o Gatorama em seu site.
O parque foi inaugurado numa época em que as pessoas iam à Flórida para ver a praia, os laranjais e jacarés. Clemons deu uma ajuda à última opção, já que muitos turistas viajavam pela U.S. Route 27, que se estende de Miami até Indiana.
Allen e Patty Register assumiram o Gatorama em 2006; o casal tinham ajudado a administrar o parque para o pai de Patty, que o assumiu depois de Clemons. Hoje em dia, o Gatorama mantém seu antigo charme de beira da estrada.
“Eu e meu filho viajamos todo fim de semana para diferentes parques de vida selvagem, e o Gatorama superou todas as nossas expectativas”, disse Roxanne Benitez, de Naples.
Então, como é visitar o Gatorama?
Depois de pagar a entrada, você seguirá pela longa passarela de madeira do Gatorama, que atravessa um grande lago, lar de muitos jacarés e crocodilos.
“Eles estão bem debaixo de mim. Não sei se eu gosto disso!”, disse uma visitante enquanto olhava para baixo e ouvia sinais de um jacaré na água sob as tábuas da passarela. A passarela é coberta e completamente fechada da cintura para baixo. Ela é aberta em cada lado para você tirar fotos, mas o Gatorama também tem uma placa avisando que não é possível recuperar itens que caírem na água — incluindo seu novo smartphone.
Antes de começar seu passeio pela passarela, compre um pouco de comida de crocodilo com os funcionários simpáticos. “Os jacarés e crocodilos, com certeza, vão agradar se você pegar um saco de guloseimas crocantes na entrada para jogar para eles”, disse Benitez. Você vai ver os jacarés empolgados com a comida enquanto lutam — de forma rápida e competitiva, mas um pouco descoordenada.
Você também vai ouvir os jacarés e crocodilos bramirem e grunirem — sons que você não vai querer ouvir quando estiver andando sozinho à noite.
Depois da passarela, você verá jacarés menores agrupados em áreas fechadas, deitados um em cima do outro. Eles tomam banho de sol e, às vezes, se batem agressivamente para se mover. No Gatorama, você vai conhecer lendas como Salty, o crocodilo de água salgada, e Golias, que está no Gatorama desde 1968. Ele é o morador mais antigo do parque e foi removido do lago principal porque matou muitos outros crocodilos. Como dá para imaginar pelo nome, ele é realmente enorme.
Mas jacarés e crocodilos não são os únicos que podem ser vistos em uma visita ao Gatorama. Hoje, o parque tem um minizoológico com cabras, pôneis, um burro e porcos. Organize as crianças para ver se elas conseguem correr tão rápido quanto um jacaré. Não se preocupe, nenhum jacaré participa da corrida!
O Gatorama também é o lar de vários animais comuns na Flórida, como a onça-parda-da-flórida (diz-se que há apenas umas 200 em estado selvagem), linces-pardos, guaxinins, aves e cobras. Os funcionários do parque ajudam a aumentar a conscientização sobre os esforços de conservação da vida selvagem sem igual da Flórida.
O Gatorama tem apresentações diárias, incluindo o “Show de Alimentação de Jacarés” e o “Golias! Enfrente o Gigante ou Vá para Casa.” É nessa hora que você vai ver o Golias em ação com um dos dois adestradores do parque que receberam treinamento especial para lidar com esse gigante.
Se quiser mais ação além de observar os animais, há experiências que envolvem pegar um jacaré jovem, sentar-se nas costas de um jacaré (com a boca enfaixada, mas ainda assim, cuidado com as mãos) e a alimentação de jacarés “Mãos Rápidas ou Sem as Mãos”. Nessa experiência, os participantes maiores de 18 anos podem aprender as técnicas corretas de alimentação de jacarés. Caramba!
Uma vez por ano, o Gatorama realiza seu Festival de Bebês Jacarés, que dá aos participantes a chance de observar e segurar um jacarezinho logo após seu nascimento. O festival atrai multidões de participantes ansiosos para ver um jacaré sair do ovo. Voluntários e funcionários estão no local para ajudar, e eles informam aos visitantes que os dentes do bebê ainda não se desenvolveram, então não há porque se preocupar com mordidas.
Liz Epps, de Sebring, Flórida, viajou até o Gatorama para o Festival de Bebês com seus filhos — eles adoraram, mas também se divertiram com outros encontros com animais. “Minha mais nova adorou ver e interagir com o burro, alimentar o jacaré e brincar na ponte de corda que eles têm”, disse ela. A família já está planejando outra visita para mais aventuras.
A receita do Gatorama também vem da criação de jacarés, o que significa que ele cruza e cria jacarés para fornecer carne, couro e outros produtos. Basicamente, isso torna o Gatorama semelhante a qualquer outra fazenda de animais domésticos, com a diferença de que seus animais não se reproduzem bem, como o Gatorama diz em seu site.
Na loja de presentes, você vai encontrar camisetas, canecas e brindes de todos os tipos. (Para aqueles que já têm tudo, há uma amostra de cocô de jacaré). Você também vai encontrar opções de presentes mais clássicos, como esfoliantes aromatizados e sabonetes do Sunshine State.
Se você sentir fome, o Gatorama tem um food truckdentro do parque, e a loja de presentes também vende bebidas e lanchinhos. Além disso, você pode comprar carne de jacaré para preparar em casa (cauda de jacaré, alguém interessado?) Se observar jacarés deixar você com muita fome, poderá encontrar bons restaurantes ali perto em Lake Placid ou Clewiston.
Quando você for…
Gatorama
10665 N US Hwy 27
Palmdale, FL 33944