Por Kevin Mims
Mergulhos à deriva ao longo de quilômetros de um rio alimentado por nascentes. Percursos de naufrágios no Atlântico e no golfo do México. Recifes de coral delicados e vibrantes. Nascentes de água doce cristalina e cavernas submersas.
Quando o assunto é mergulho com snorkel, a Flórida tem tudo isso.
Veja aqui dez dos melhores lugares para fazer mergulho com snorkel no Sunshine State.
Maritime Heritage Trail, Parque Nacional de Biscayne
Os muitos destroços de naufrágios ao longo da Maritime Heritage Trail no Biscayne National Park, ao sul de Miami e ao norte de Key Largo, fazem desse um lugar ideal para explorar a história náutica do sul da Flórida. Os destroços mais antigos datam de 1800 a 1960. A Tropic Scuba freta barcos para mergulho com snorkel na Maritime Heritage Trail e em outros locais dentro do Parque Nacional de Biscayne.
SS Copenhaguen, Lauderdale-by-the-Sea
O navio a vapor SS Copenhagen encalhou em uma saliência rochosa no oceano Atlântico e afundou na virada do século. Agora, os destroços da embarcação de 100 metros de comprimento, a 5,8 quilômetros ao sul da Hillsboro Inlet, fazem parte dos recifes de corais, e os mergulhadores podem explorá-los a pouco mais de 1 quilômetro da costa. O recife vibrante é relativamente raso, de 4,5 a 9 metros de profundidade, e é o lar de uma variedade de espécies marinhas, incluindo esponjas, peixes tropicais, enguias e corais duros e moles. Aluguel de equipamentos está disponível na South Florida Diving Headquarters.
Florida Panhandle Shipwreck Trail
Além de ter água azul-esverdeada cristalina e quilômetros de praias intocadas, a Costa Esmeralda é um tesouro para o mergulho em naufrágios no golfo do México. Doze locais de naufrágios no mar entre Pensacola Beach e Port St. Joe no noroeste da Flórida compõem a Florida Panhandle Shipwreck Trail. Cinco dos destroços ficam perto de Pensacola Beach, um bem na costa de Destin, cinco perto de Panama City Beach, e um perto de Port St. Joe. Lojas de mergulho ao longo da orla oferecem aluguel e fretamento de barcos até os locais dos naufrágios.
Devil’s Den, Williston
De cima, não há muito para ver de Devil’s Den em Williston — até você descer a escada íngreme que leva até a nascente azul brilhante dentro da caverna pré-histórica que há em volta. A nascente de propriedade particular tem 36,5 metros de diâmetro na superfície e uma profundidade máxima de 16,5 metros. Existem pontos para acampar e cabanas disponíveis nas instalações para mergulhadores que quiserem passar a noite. Aluguel de equipamentos está disponível no local. Certifique-se de ir com um acompanhante — é obrigatório.
Ginnie Springs, High Springs
Ginnie Springs é sinônimo de mergulho com snorkel em água doce e mergulho em cavernas na Flórida. A propriedade tem sete nascentes, uma loja de mergulho completa com opções de aluguel, chuveiros quentes, um grande parque de campismo cheio de locais para acampar e um chalé de aluguel. Dependendo do nível de habilidade e certificação, os mergulhadores podem explorar o rio Santa Fe, a Ginnie Cavern e o sistema de nascentes Devil, composto de três nascentes (Little Devil, Devil’s Ear e Devil’s Eye), aberto a nadadores e mergulhadores. Não tem certificação para mergulhar? Ginnie Springs tem instrutores que podem dar treinamento e certificação.
John Pennekamp Coral Reef State Park, Key Largo
Para muitos, a ideia de mergulhar em Key Largo geralmente evoca imagens da famosa estátua de Cristo do Abismo submersa nas águas cristalinas, mas há muito mais para ver nos recifes de coral do John Pennekamp Coral Reef State Park, o primeiro parque subaquático do país, que se estende por 240 quilômetros quadrados nas Florida Keys. Para ver os melhores pontos no recife de coral, reserve um passeio com snorkeldiretamente no parque.
Neptune Memorial Reef, Key Biscayne
Para quem já sonhou em ver a Cidade Perdida de Atlântida, o Neptune Memorial Reef deve estar no topo da lista de mergulho. Essa interpretação de um artista da cidade perdida é um recife artificial 5 quilômetros a leste de Key Biscayne e é tanto uma enorme obra de arte como um memorial de cremação ativo. Ele fica a 12 metros de profundidade e tem estátuas e estruturas — dos leões que guardam seus portões a intrincados pilares e colunas — que criam um clima sobrenatural e uma experiência única de mergulho. Os mergulhadores podem chegar lá com barcos próprios ou alugados (há boias no local) ou reservar um passeio com um dos parceiros de mergulho do recife.
Phil Foster Park, Riviera Beach
O Phil Foster Park no sudeste da Flórida oferece mergulhos de fácil acesso na costa, onde um recife artificial se estende por uns 240 metros e é repleto de vida marinha. Peixes-papagaios, peixes-anjos, sargentos, arraias, estrelas-do-mar, polvos e muito mais podem ser vistos em águas com profundidade média de 3 metros e máxima de 6 metros. Visitas guiadas e aluguel de equipamentos estão disponíveis na Blue Heron Bridge Scuba e na Pura Vida Divers.
Rainbow River, Dunnellon
Um mergulho à deriva seguindo a corrente do Rainbow River em Dunnellon está entre as melhores experiências de mergulho de água doce na Flórida. O rio é límpido e alimentado por nascentes. Com visibilidade de até 60 metros, é fácil observar a flora e a fauna do sistema fluvial, de peixes-aligátor e tartarugas a lontras e cararás pegando seu jantar. Mergulhos à deriva guiados estão disponíveis na Mac’s Sports Inc.
Wreck Trek, Fort Lauderdale
É possível ver vários destroços em um mergulho à deriva ao longo da Wreck Trek em Fort Lauderdale, que é composta pelos locais de naufrágio Jay Scutti, Merci Jesus e Tracey. Os navios, que variam em tamanho, afundaram nas décadas de 1980 e 1990 a profundidades entre 15 e 22 metros. Se as condições forem favoráveis, um mergulhador pode ver todos os três locais em um único mergulho, que pode ser programado na South Florida Diving Headquarters.
Você gosta de mergulhar? Confira outros ótimos mergulhos nas Florida Keys.