Conheça alguns dos destinos históricos e culturais da Flórida que valorizam o rico patrimônio espanhol do Sunshine State...
Mission San Luis, Tallahassee
Capital ocidental da Flórida espanhola de 1656 a 1704, Mission San Luis hoje dá vida ao século XVII por meio de guias em trajes de época, prédios reconstruídos, exposições e demonstrações arqueológicas. O local é um Marco Histórico Nacional que ganhou um Preserve America Presidential Award e é administrado pela Agência de Pesquisa Arqueológica do Departamento de Estado da Flórida. Para obter mais informações, ligue para 850-245-6406 ou acesse Mission San Luis.
Sebastian Inlet State Park and McLarty Treasure Museum, Melbourne Beach
Em 1715, onze galeões espanhóis afundaram ao longo da costa centro-leste da Flórida. Um dos acampamentos dos sobreviventes ficava no atual local do McLarty Treasure Museum. Setecentas pessoas perderam a vida nesse desastre, e mais de mil sobreviveram. Também dentro do parque estadual há o Sebastian Fishing Museum, que conta a história da atividade pesqueira na região. Aprecie pesca, natação, mergulho de profundidade, com snorkel, canoagem e caiaque em 4,8 quilômetros de praias na Indian River Lagoon. Para obter mais informações, ligue para 321-984-4852 ou acesse Florida State Parks.
Calusa Heritage Trail e Randell Research Center em Pineland, Pine Island
Essa trilha é um caminho contemplativo que leva os visitantes pelos morros, canais e outros elementos do sítio arqueológico de Pineland. Com base em relatos espanhóis e vestígios arqueológicos, a Calusa Heritage Trail conta a história dos calusas, povo que os espanhóis encontraram ao chegar no início dos anos 1500. A trilha inclui painéis interpretativos sobre a interação entre os calusas e os espanhóis. Enquanto estiver aqui, não perca a Great Calusa Blueway Paddling Trail, uma trilha demarcada para canoa e caiaque de 305 quilômetros que serpenteia em águas costeiras e afluentes próximos. Para obter mais informações, ligue para 239-283-2062 ou acesse Florida Museum of Natural History.
San Pedro Underwater Archaeology Preserve State Park, Islamorada
Nessa reserva arqueológica subaquática, há destroços de um naufrágio disponíveis para mergulho de profundidade e com snorkel. Parte de uma flotilha espanhola, o San Pedro era um navio de construção holandesa e 287 toneladas que afundou em um furacão em 13 de julho de 1733. Seus destroços foram descobertos em 1960 no Hawk Channel, perto de Indian Key. Após grandes esforços de resgate na década de 1960, tudo o que resta do San Pedro é uma grande pilha de pedras de lastro cobrindo uma área de 27 metros de comprimento por 9 metros de largura. O local subaquático foi aprimorado com sete réplicas de canhões, uma âncora e uma placa informativa. Os visitantes também podem apreciar a vida marinha que ocupa o local. Para obter mais informações, ligue para 850-245-6444 ou acesse Florida Heritage.
Fernandina Plaza/Cidade Velha de Fernandina, Fernandina Beach
A Cidade Velha de Fernandina foi planejada pelos espanhóis em 1811 e foi a última cidade do Hemisfério Ocidental a ser planejada pelas “Leis das Índias”, criadas pelo governo espanhol para o assentamento e o urbanismo nas Américas. O plano original — que abrange uns 26 quarteirões — permanece até hoje, embora alguns tenham sido perdidos devido à erosão pelo rio Amelia e à extensão da 14th Street através dele. A Plaza Fernandina, agora um Parque Estadual, estava no plano original e ocupa um quarteirão inteiro de área verde com vista para o rio Amelia. Dois quarteirões estão incluídos no histórico Cemitério Bosque Bello. Para obter mais informações, ligue para 904-277-0717 ou acesse Old Town Fernandina.
Castillo de San Marcos, St. Augustine
Administrado pelo Serviço Nacional de Parques, o Monumento Nacional Histórico do Castillo de San Marcos preserva a mais antiga fortificação europeia de alvenaria remanescente nos Estados Unidos continentais. O Castillo e o terreno em volta ocupam 8 hectares do centro histórico de St. Augustine. A construção do Castillo começou em 2 de outubro de 1672 e estava praticamente concluída em 1695. Ignacio Daza, um engenheiro militar espanhol, projetou o Castillo de San Marcos para cumprir a missão de proteger a cidade e o povo de St. Augustine. Índios locais, escravos de origem africana, negros livres e soldados espanhóis trabalharam ao lado de pedreiros qualificados de Cuba e da Espanha. Blocos de coquina cortados à mão foram extraídos da ilha Anastasia, ali perto. Esse calcário macio se formou no local a partir de conchas do mar naturalmente cimentadas. Para obter mais informações, ligue para 904-829-6506, ramal 227, ou acesse National Park Service.
Catedral Basílica, St. Augustine
A Catedral Basílica abriga a primeira e mais antiga paróquia católica dos Estados Unidos, com registros paroquiais que remontam a pelo menos 1594. A estrutura mais antiga, a Basílica, foi construída em 1797. Para obter mais informações, ligue para 904.824.2806 ou acesse The First Parish.
Parque Estadual Histórico de Fort Mosé, St. Augustine
Escondido nos pântanos de St. Augustine, fica um dos locais mais importantes da história americana: a primeira comunidade livre de ex-escravos fundada em 1738 e chamada Gracia Real de Santa Teresa de Mosé ou Fort Mosé. Mais de um século antes, os escravos da Proclamação de Emancipação das colônias britânicas seguiram a “Ferrovia Subterrânea” original, que ia não para o norte, mas para o sul, para a colônia espanhola da Flórida. Lá eles teriam liberdade se declarassem lealdade ao rei da Espanha e se juntassem à Igreja Católica. Embora nada acima do solo seja parte do forte, o local do National Historic Landmark e o Centro de Visitantes são um lembrete tangível do patrimônio afro-americano dos Estados Unidos. Para obter mais informações, ligue para 904-823-2232 ou acesse Florida State Parks.
Vilarejo Histórico de Pensacola e T.T. Wentworth Jr. Florida State Museum, Pensacola
Dentro do Vilarejo Histórico de Pensacola, ficam a Lavalle House e o Julee Cottage, ambos construídos em 1805, durante o segundo período espanhol. Uma reconstrução da Tivoli High House, usada como salão de festas público e casa de jogos durante o segundo período espanhol, também fica no vilarejo histórico e funciona como loja de presentes. Demonstrações históricas ao vivo de atividades da era colonial são oferecidas periodicamente. O T.T. Wentworth, Jr. Florida State Museum inclui a exposição “City of Five Flags”, sobre a história de Pensacola desde a primeira tentativa de assentamento da Espanha em 1559 até o período americano. Para obter mais informações, ligue para 850-595-5993 ou acesse Historic Pensacola.
Archaeology Institute da University of West Florida, Pensacola
O Salão de Exposições do Instituto de Arqueologia tem exposições sobre os sítios arqueológicos do noroeste da Flórida. Explore a arqueologia e a história dos naufrágios espanhóis no século 16, das cidades da época britânica dos presídios espanhóis no século XVIII e de um cemitério colonial espanhol. O primeiro grande complexo industrial de usinas do noroeste da Flórida, o Arcadia, também é representado. Exposições alistam os sítios arqueológicos e museus no centro histórico de Pensacola e na área em volta. Para obter mais informações, ligue para 850-474-3015 ou acesse University of West Florida.