Fairchild Tropical Botanic Garden

Por Jodi Mailander Farrell

É sempre a temporada das artes na Flórida. Deixe que esses especialistas o guiem para as atrações culturais, artistas e lugares que destacam o estado e contribuem para sua identidade cultural.

1 HOWARD HERRING

Presidente da New World Symphony, Miami Beach:

New World Symphony, a Academia Orquestral da América, é umensemblede treinamento para jovens músicos estabelecido em 1987 e baseado no New World Center projetado por Frank Gehry em Miami Beach, com programação aventureira entre setembro e maio, incluindo wallcastsgratuitos ao ar livre projetados na parte externa do edifício.

Miami City Ballet é uma empresa globalmente reconhecida de mais de 45 bailarinos fundada em 1985 com um impressionante repertório de quase 100 balés. Suas performances frequentemente enfatizam o trabalho de George Balanchine, mas incluem estreias mundiais e comissões de coreógrafos proeminentes, como Twyla Tharp, Alexei Ratmansky e Liam Scarlett. Com sede em Miami Beach, a empresa faz tours internacionais e serve como companhia de balé residente no Adrienne Arsht Center em Miami, no Broward Center em Fort Lauderdale e no Kravis Center em West Palm Beach.

Art Basel Miami Beach é a principal feira internacional arte moderna e contemporânea na América do Norte, realizada no início de dezembro, em Miami Beach desde 2001. Essa feira irmã da Art Basel original, na Suíça, mostra mais de 250 galerias de 31 países dentro do Centro de Convenções de Miami Beach, atraindo até 50.000 pessoas.

Design Miami, uma das 20 feiras de satélite geradas pela Art Basel Miami Beach, é desde 2004 uma feira irmã oficial da Art Basel, celebrando o design global e apresentando móveis, iluminação e objets d’artdos séculos XX e XXI em uma tenda adjacente ao centro de convenções.

Seraphic Fire, um dos ensemblesde orquestra de câmara e coral mais proeminentes do país, executa repertório que vai desde obras-primas do canto gregoriano e barrocas até Mahler e obras recém-encomendadas pelos principais compositores do país. Duas vezes indicado ao Grammy, o coral de Miami faz turnê por cidades americanas e se apresenta em igrejas e salas de concerto em Miami, Fort Lauderdale e, às vezes, em Naples.

O ArtCenter South Florida é um centro cultural e de aprendizagem criativo em Miami Beach que oferece residências artísticas e apresentou exposições gratuitas ao público para mais de 1.000 artistas visuais desde sua inauguração em 1984. Seu investimento inicial em propriedades degradadas em uma próspera Lincoln Road garantiu o futuro financeiro do centro à medida que continua a operar no endereço 924 Lincoln Road.

O Perez Art Museum Miami (PAMM), ocupando um novo espaço projetado pelos arquitetos ganhadores do prêmio Herzog & de Meuron ao longo da Biscayne Bay, no centro de Miami, é um museu de arte contemporânea dedicado a colecionar e expor arte internacional dos séculos XX e XXI. 

O Fairchild Tropical Botanic Garden é um jardim botânico único, que ocupa 83 acres em Coral Gables. Desde 1938, coleciona e exibe uma vasta coleção de plantas tropicais, frutas, orquídeas e plantas nativas da Flórida ameaçadas de extinção. Os jardins se transformam em espaços de arte viva todo mês de dezembro, com exposições de artistas como Mark Dion, Roy Lichtenstein, Fernando Botero e Dale Chihuly.

O Adrienne Arsht Center for the Performing Arts of Miami-Dade County, inaugurado em 2006, traz espetáculos da Broadway, jazz, gospel, teatro regional, dança, flamenco, música clássica e outras performances de alto nível para seu campus projetado por César Pelli o ano todo. É também onde você pode encontrar companhias locais, como a New World Symphony, o Miami City Ballet e a Florida Grand Opera, bem como The Cleveland Orchestra, que no inverno se apresenta aqui. Um restaurante no local, uma livraria-café e feiras livres semanais animam esse antes adormecido bairro no centro de Miami.

Wynwood Walls, um tributo vivo ao ar livre a alguns dos mais famosos grafiteiros e artistas de rua do mundo, transformou o distrito de armazéns de Wynwood em 2009, quando o empreendedor e visionário de artes Tony Goldman começou a encomendar pinturas de prédios a artistas. Galerias, restaurantes e multidões foram atraídas para o local. Mais de 50 artistas representando 16 países cobriram aproximadamente 8.000 metros quadrados de paredes, incluindo Kenny Scharf, Shepard Fairey e Aiko, entre outros.

2. JUDITH LISI

Presidente do Straz Center for the Performing Arts, Tampa:

A Opera Tampa, que estreou em 1996 com sua primeira produção, “Madama Butterfly”, produz óperas de grande escala apresentando anualmente artistas internacionais, a orquestra da Opera Tampa e o coral de 50 membro da Opera Tampa. A empresa residente do Straz Center, a ópera também apresenta o Florida Opera Festival, uma série de concertos e eventos de ópera e relacionadas com ópera, incluindo performances de convidados, como a cantora de crossover clássico Katherine Jenkins, para atrair principiantes e fãs de ópera; a temporada vai de novembro a abril.

Bok Tower Gardens, um marco histórico nacional que faz parte do cenário da Flórida Central desde 1929, oferece jardins paisagísticos, um carrilhão de 60 sinos da Singing Tower e uma magnífica mansão de estilo mediterrâneo da década de 1930 em Lake Wales. Construída em um dos pontos mais altos do estado, a torre de mármore e coquina de aproximadamente 60 metros tem recitais diariamente, com concertos de carrilhão ao vivo ocorrendo de meados de outubro a meados de maio.

Ybor City é um bairro histórico em Tampa fundado na década de 1880 por fabricantes de charutos e povoado por milhares de imigrantes, principalmente de Cuba, Espanha e Itália. Uma parte do National Historic Landmark District é agora um distrito de entretenimento. O Ybor City Museum fica em uma padaria da era de 1923, com uma casitarecriada típica da casa de um fabricante de charutos. Oferece passeios, exposições e eventos especiais.

A Florida Orchestra, com sede em Tampa Bay, é o resultado de uma fusão da Orquestra Sinfônica de St. Petersburg e da Filarmônica de Tampa em 1968. Uma das principais orquestras sinfônicas profissionais do estado, realiza cerca de 100 concertos anuais em Tampa, Clearwater e St. Petersburg, com séries de concertos que incluem obras-primas, obras populares, matinês de concertos com café da manhã e “Pops in the Park” gratuitos.

O Gasparilla Festival of the Arts, realizado anualmente na primeira semana de março, apresenta 300 dos mais talentosos artistas selecionados por júri do mundo, transformando o centro de Tampa em um museu ao ar livre. Iniciado em 1970, atrai anualmente mais de 250.000 pessoas com exposições de arte que incluem cerâmica, arte digital, desenho, fibra, vidro, joias, mídia mista, pintura, fotografia, gravura, escultura, aquarela e madeira, além de entretenimento ao vivo, atividades infantis e vendedores de alimentos.

3. IAN WEBB

Diretor de balé de Sarasota e a diretora administrativa Mary Anne Servian:

O Sarasota Ballet, estabelecido em 1990, ganhou um perfil nacional e internacional por dominar obras clássicas de George Balanchine, Antony Tudor e Agnes de Mille, além de trabalhos mais contemporâneos de Twyla Tharp, Matthew Bourne e Christopher Wheeldon. A empresa conquistou a reputação de principal expoente da coreografia do mestre britânico Frederick Ashton ao organizar um festival inédito dedicado às suas obras em 2104 e ao continuar a explorar anualmente seus balés.

O Van Wezel Performing Arts Hall é um marco da Frank Lloyd Wright Foundation, com 1.736 lugares, construído na baía de Sarasota em 1968. Oferece música clássica e moderna, dança, jazz, comédia e shows da Broadway.

O Ringling Museum of Art, fundado em Sarasota em 1927 por um magnata do circo, tem 21 galerias de pinturas europeias, antiguidades cipriotas e arte asiática, americana e contemporânea. Entre os itens mais célebres do museu estão as pinturas europeias dos séculos XVI a XX, incluindo uma coleção de renome mundial de quadros de Peter Paul Rubens.

A Sarasota Orchestra, a mais antiga orquestra do estado, cuja história remonta à década de 1949, é uma orquestra de 80 membros que realiza mais de 100 concertos clássicos, populares e familiares em quatro salas em Sarasota e Bradenton.

A Sarasota Opera, localizada em um teatro de 1926 renovado, apresenta uma temporada de ópera de outono-inverno de óperas totalmente encenadas. A empresa é particularmente conhecida por uma iniciativa de longa data do Verdi Cycle para realizar todas as obras de Giuseppe Verdi. Tem também uma série dedicada a trabalhos negligenciados de mérito artístico, como "La Wally", de Alfredo Catalani, e uma nova iniciativa, a série “American Classics”, para produzir uma ópera por um compositor americano a cada temporada.

O Manatee Players, agora sediado em um novo centro de artes cênicas em Bradenton, organiza produções de teatro comunitário ao vivo há 70 temporadas, desde musicais como “Cats” e “Evita” até dramas como “O Milagre de Anne Sullivan”.

O Selby Botanical Gardens, lar da mais diversificada coleção de bromélias do mundo, fica em Sarasota Bay. Seus sete acres abrigam exposições rotativas, instalações de arte e eventos, como “Living Sculpture: the Art of Air Plants” e “Shakespeare in the Gardens.”

Bok Tower Gardens em Lake Wales (ver acima).

O Vizcaya Museum & Gardens é uma mansão do início do século XX, que já foi a casa do industrial James Deering. Seus 50 acres incluem extensos jardins renascentistas italianos em Biscayne Bay, no bairro de Coconut Grove, em Miami. O museu da vila contém mais de 70 quartos de interiores arquitetônicos distintos com arte decorativa e mobília europeias do século XV ao início do século XIX.

O Cummer Museum of Art and Gardens em Jacksonville contém uma das melhores coleções de arte do Sudeste, com cerca de 5.000 objetos em sua coleção permanente. O museu oferece arte de primeira linha desde 2100 a.C. até o século XXI, apresenta diversas exposições especiais e abriga a Coleção Wark de Porcelana Early Meissen.

4. JED DODDS

Diretor executivo, The Studios of Key West

Mario Sanchez, o artista popular mais celebrado de Key West, retratou a vida na cidade da ilha desde a Primeira Guerra Mundial até a Grande Depressão. Suas esculturas de madeira pintada mostravam vendedores de rua vendendo fileiras de peixes, ladrões de frango e fabricantes de charutos cubanos. Sua arte original pode ser apreciada no Key West Museum of Art & History no Custom House e na Gallery on Greene.

Desfiles de Key West. “Todos conhecem a Fantasy Fest em outubro, mas os moradores sabem que os desfiles mais divertidos são os não tradicionais! Desde os 6.000 “mortos-vivos” que participam da Zombie Bike Ride anual no final de outubro até a "Zero K Run" que atravessa a Cow Key Channel Bridge em trajes bovinos em abril, Key West adora uma desculpa para vestir fantasias e ostentar.”

Rick Worth, o “pintor que mais trabalha de Key West”, vive lá desde os anos 80. Seu trabalho enfeita tudo, desde veículos a carros alegóricos da Fantasy Fest e as laterais dos prédios. Seu mural em grande escala, "Wilhelmina Crossing the 7 Mile Bridge", em um prédio na esquina das ruas Olivia e Simonton, adiciona um toque das Keys às pinturas clássicas de 1851. Ele também tem um mural que ilustra a vida na Bahama Village em Key West, na esquina das ruas Petronia e Thomas. Worth mostra seu trabalho na Lucky Street Gallery na Greene Street e ensina "Painting Boot Camp" no The Studios of Key West.

Judy Blume, a adorada autora para jovens adultos (“Are You There God? It’s Me, Margaret,” “Blubber”, “Deenie” e “Forever”, entre outros, reside em Key West há mais de duas décadas. “Key West tem escritores mais célebres do que podemos imaginar, mas o mais legal de todos eles? Judy Blume.”

Annie Dillard é uma escritora e poeta que vive parte do tempo em Key West e recebeu a Medalha Nacional de Humanidades do Presidente Barack Obama em 2015. Seu segundo livro, "Pilgrim at Tinker Creek", ganhou o Prêmio Pulitzer de não ficção geral em 1975.

O Green Parrot Bar, uma instituição de Key West desde 1890, é um bar com jukebox e música ao vivo nos finais de semana. Não é “apenas um dos melhores bares dos Estados Unidos, mas uma instituição cultural. O Parrot tem o mais eclético e animado palco de apresentações do sul da Flórida e é o ponto de encontro de artistas e comerciantes.”

O Tropic Cinema é um cinema estilo retrô em Key West, com três salas para filmes comerciais e alternativos, além de eventos e palestras culturais. “Brilhantemente programado e administrado com eficiência e charme por legiões de voluntários, o Tropic é um paraíso para cinéfilos.”

Weeki Wachee Mermaid Show é uma antiga atração à beira da estrada no condado de Hernando, Flórida, uma hora ao norte de Tampa. Parte do Weeki Wachee Springs State Park, o show apresenta sereias subaquáticas que desde 1947 encantam multidões em um teatro submerso de 400 lugares. “Essa parte da história que agrada ao público parece atual à luz dos movimentos de arte burlesca e circense atuais.”

Coral Castle é uma estrutura de pedra criada à mão há mais de três décadas pelo excêntrico letão-americano Edward Leedskalnin em Leisure City, cerca de 56 quilômetros ao sul de Miami. É um espetáculo de arte diferente: estranho e maravilhoso.

5. LAWRENCE BUDMEN

Crítico de música clássica e colaborador da South Florida Classical Review:

Fogo Seráfico localizado em Miami (veja acima).

A Palm Beach Opera, fundada em 1961 e sediada em West Palm Beach, apresenta quatro óperas totalmente encenadas em cada temporada no Kravis Center for the Performing Arts e outros locais, incluindo uma estreia mundial, em 2015, “Inimigos, Uma História de Amor,” do compositor americano Ben Moore, uma ópera baseada no romance em iídiche escrito pelo ganhador do Prêmio Nobel, Isaac Bashevis Singer. “Eles têm altos padrões artísticos.”

Sarasota Music Festival, um festival de música clássica patrocinado pela Sarasota Orchestra, “traz músicos renomados de todo o mundo todo ano em junho para três semanas de grandes concertos de música de câmara e um instituto de ensino com estudantes dos melhores conservatórios dos EUA.”

The Florida Orchestra, com sede em Tampa Bay (veja acima), tem um novo diretor musical, Michael Francis, ex-maestro titular e conselheiro artístico da Norrköping Symphony Orchestra, da Suécia. Francis tem sido aclamado internacionalmente como estrela em ascensão, regendo as sinfonias de Londres, São Francisco, Pittsburgh, Cincinnati e Toronto, as filarmônicas de Nova York, Japão e Seul, a Orquestra Nacional da BBC do País de Gales e a Orquestra Mariinsky, entre outras grandes orquestras.

Naples Philharmonic, a orquestra residente do Artis-Naples, foi fundada em 1982 e é reconhecida como uma das melhores orquestras jovens do país. Seu novo diretor musical, o maestro russo Andrey Boreyko, é “um dos mais talentosos e viajados da jovem geração de maestros russos.”

6. KATHY GRIEF

Diretora de marketing do The Dali Museum, St. Petersburg:

The Dali Museum no centro de St. Petersburg, abriga a maior coleção de obras do pintor surrealista espanhol fora da Europa, com mais de 2.000 obras de arte em cerca de 18.000 metros quadrados de espaço de galeria, incluindo pinturas a óleo, aquarelas, desenhos, esculturas e outros objetos. Das 18 “obras-primas” produzidas por Dalí, oito se encontram nesse museu.

Wat Mongkolratanaram of Florida, ou Wat Tampa, é um templo budista tailandês à margem do Rio Palma, em Tampa. Abriga um mercado aos domingos que vende produtos culinários tailandeses e alimentos preparados. “Oferece um pouco da verdadeira cultura tailandesa e proporciona uma tarde incrível.”

Locais de artes cênicas em Tampa Bay. “Amo o Straz Center for the Performing Arts em Tampa, o Mahaffey Theatre em St. Petersburg, o Ruth Eckerd Hall em Clearwater e vários teatros independentes menores como o American Stage Theatre Company em St. Petersburg, que patrocina “Arts in the Park”, uma série de apresentações ao ar livre no verão.”

O Ringling em Sarasota (ver acima). "Eu amo o tour histórico pela mansão" Ca' d’Zan.

The Ernest Hemingway’s Home and Museum em Key West foi o lar de um dos autores mais honrados e respeitados da América que viveu e escreveu lá por mais de 10 anos.

St. Augustine é o assentamento mais antigo ocupado continuamente e estabelecido pela Europa no território continental dos Estados Unidos. “Eu acho a história aqui tão legal. A área está repleta de preciosidades, como o forte Castillo de San Marcos, o St. Augustine Lighthouse & Museum e as ruas de paralelepípedo do centro histórico.”

O cenário festivo de Tampa Bay inclui festivais de gastronomia e vinhos, como Los Vinos de Dalí em abril no The Dalí Museum, e festivais que celebram a herança cultural, como a Festa Italiana em abril em Ybor City e o Cuban Sandwich Festival em maio, também em Ybor City. “Eu amo o Gasparilla Pirate Festival todo mês de janeiro, desde as corridas até os desfiles, a música e os filmes.”

Bok Tower Gardens em Lake Wales (ver acima).

O Dry Tortugas National Park nas Keys é um parque remoto localizado cerca de 70 quilômetros a oeste de Key West. O parque de 258 km quadrados é na maior parte mar aberto com sete ilhas pequenas. Acessível apenas por barco ou hidroavião, o parque é o lar do magnífico Fort Jefferson.

7. N.Y. NIATHIRI

Diretor executivo da Association to Preserve the Eatonville Community:

Eatonville Histórica, a "cidade que a liberdade construiu", é a primeira comunidade de assentamentos afro-americanos nos Estados Unidos e a antiga residência da autora Zora Neale Hurston. “Chamo o lugar de Universo de Zora." Há passeios durante todo o ano, destinos literários identificados nos livros de Hurston e o “Zora! Festival anual,” que estará comemorando o 125° aniversário da autora em 2016. O festival, realizado na última semana de janeiro, apresenta uma feira de livros, um festival de artes ao ar livre de três dias com música ao vivo e performances, workshops sobre preservação histórica, um brunche festa “Hatitude” celebrando o amor da escritora por chapéus e workshops de escrita criativa.

St. Augustine, o assentamento europeu continuamente ocupado mais antigo do território continental dos Estados Unidos, é um “tesouro patrimonial”. Fort Mose, o primeiro assentamento africano legalmente existente nos Estados Unidos, fica aí. Agora um parque estadual, há um museu interativo e historiadores e atores vivos dão vida à história do forte.

A Miami étnica, com seus muitos bairros - Little Haiti, Little Havana e Historic Overtown - “permite que você vivencie Miami em nível micro.” Vale a pena usar um fim de semana prolongado para explorar esses lugares. Wynwood é também uma comunidade artística particularmente vibrante.

American Beach, em Amelia Island ao norte de Jacksonville, foi fundada em 1935 pelo primeiro milionário negro da Flórida, Abraham Lincoln Lewis, e foi a única praia na Flórida que acolhia os negros americanos, oferecendo acomodações seguras à noite durante a segregação de Jim Crow. A primeira comunidade de resort afro-americana da Flórida, possui seu próprio distrito histórico.

John G. Riley Center / Museum of African American History & Culture é a antiga casa de Riley, um educador de longa data que foi um dos poucos afro-americanos em Tallahassee a ter propriedades na virada do século. Abriga exposições, mostras de artes e outros eventos.

Black Archives Research Center na Florida A & M University em Tallahassee é um dos 10 arquivos negros dos Estados Unidos e é um dos maiores repositórios de história afro-americana e da cultura da região Sudeste. O centro e seu museu abrigam mais de 500.000 registros de arquivos individuais e mais de 5.000 artefatos de museu individuais, alguns dos datam do século XVII.

The Dalí Museum (ver acima).

O Mel Fisher Maritime Heritage Museum em Key West tem uma extensa coleção de artefatos de naufrágios do século XVII, incluindo exposições e apresentações sobre navios negreiros, cemitérios africanos em Key West e outros reflexos da ascendência africana. “O museu faz um excelente trabalho ao mostrar como as pessoas viviam juntas em um lugar pequeno demais para segregar.” O Key West Africana Festival do museu, realizado em junho, foca na dispersão africana.

8. ROBIN DRAPER

Escritor de viagens e fundador do AuthenticFlorida.com

Pine Island Art Show e a comunidade de artistas Matlacha, cerca de 60 milhas ao norte de Naples, Sudoeste da Florida, apresenta obras criadas por mais de 100 artistas locais todo fevereiro. Os bangalôs de cores vibrantes dessa comunidade de pesca histórica são agora ocupados por artistas, e a pequena ilha conta com seis galerias, incluindo a sede de com parede de bolinhas de Leoma Lovegrove, uma pintora impressionista-expressionista ousada, cujas pinturas centradas na Flórida estão em exibição em galerias em todo o mundo e duas bibliotecas presidenciais; ela também tem uma coleção na Bealls.

O fotógrafo Clyde Butcher é conhecido por suas fotos em preto e branco em grande escala do Everglades e nas áreas de natureza selvagem da Flórida, que podem ser vistas e compradas em suas galerias em Ochopee e Veneza. “Ele é um ser humano inspirador. Quando vi pela primeira vez seu trabalho, disse a mim mesmo: “é para lá que quero ir”.

O Florida Folk Festival é uma celebração de três dias em maio de música, dança, histórias, artesanato e gastronomia da Flórida no Stephen Foster Folk Culture Center State Park, em White Springs. De música ao violino e canções sobre jacarés a torta de cunquate, a tradição cultural da Flórida é explorada por meio de mais de 300 apresentações durante o fim de semana do Memorial Day ao longo das margens do rio Suwannee, no norte da Flórida.

A Wynwood Art Walk em Miami é realizada todo segundo sábado de cada mês no novo bairro em voga de Wynwood, ao norte do centro de Miami, lar de mais de 70 galerias, museus e coleções. Milhares de pessoas lotam as ruas para ouvir música ao vivo, comer nos food truckse vivenciar o cenário artístico de Miami. "É um dos bairros mais fascinantes, que reúne todas as diferentes culturas e artistas."

Sarasota Opera (ver acima).

O Ringling Museum of Art (ver acima) e o histórico Asolo Theater, um teatro de ópera italiana de 500 lugares do século XVII no campus Ringling reconstruído, tem uma série distinta de apresentações de música ao vivo, teatro e dança toda temporada. “Estar no pátio do Museu Ringling cercado de mármore rosa com o sol se pondo na estátua de Davi é um daqueles momentos mágicos da Flórida.”

O Hippodrome State Theatre, ou "The Hipp", é um antigo correio e tribunal de 1911 no centro de Gainesville, que apresenta produções da Broadway e off-Broadway e filmes de arte. Desde que foi fundado em 1973 por atores locais, o teatro produziu mais de 100 estreias de obras de dramaturgos aclamados como Tennessee Williams e Eric Bentley.

O fotógrafo da natureza da Flórida John Moran, criado em Fort Myers, tem um portfólio de fotografia de paisagens e vida selvagem que vai do Golfo ao Atlântico, com ênfase nos rios, lagos, costas, mangues e nascentes da Flórida e nas criaturas que os habitam. Suas obras foram publicadas nas revistas National Geographic, Life, Time, Newsweek, Smithsonian e The New York Times. Suas fotos podem ser vistas em exposições periódicas em museus e estúdios em todo o estado, incluindo o Rum 138, um posto avançado de canoa-caiaque com seu próprio estúdio de arte no Rio Santa Fe, na pequena cidade North Florida de Fort White, 32 milhas ao norte de Gainesville.

9. JENNIFER BRYANT SHEPHERD

Representante de Cultura da Costa Histórica do St Johns County Arts Culture and Heritage Council:

A St. Augustine Art Association começou em 1924 com um pequeno grupo de artistas e tem agora sua própria impressionante galeria com exposições rotativas. Um evento favorito local é o St. Augustine Art & Craft Festival anual, agora em seu 50o ano. É realizado todo ano no final de semana do Dia de Ação de Graças.

A Butterfield Garage Art Gallery, alojada em uma garagem de estacionamento de 1927 no bairro histórico de St. Augustine, foi inaugurada em 1999 e apresenta obras dos mais ilustres artistas profissionais da área.

A EMMA Concert Association abre sua temporada todo outono com uma série de seis apresentações noturnas, quatro shows de matinê e outras apresentações especiais. Os concertos são realizados no Lewis Auditorium na Flagler College, no coração do bairro histórico de St. Augustine. 

10. CHRISTINE DOLEN

Ex-crítica de teatro do Miami Herald: 

O GableStage, no Biltmore Hotel em Coral Gables, apresenta consistentemente produções de alta qualidade de peças off-Broadway provocantes, ganhou vários prêmios Carbonell regionais e se destaca sob a direção astuta do diretor artístico Joseph Adler.

O Actors' Playhouse, localizado no Miracle Theatre restaurado de Coral Gables, é excelente em musicais de grande elenco e já produziu mais de um quarto de século de obras premiadas.

O Zoetic Stage, uma companhia de teatro de Miami que se apresenta no Carnival Studio Theatre do Arsht Center, no centro de Miami, deu à região excelentes estreias mundiais de dois de seus fundadores, Michael McKeever e Christopher Demos-Brown, e tem feito um ótimo trabalho em peças off-Broadway e em "Assassins", de Stephen Sondheim.

A Slow Burn Theatre Company, agora no Amaturo Theatre no Broward Center, faz ótimas produções de musicais desafiadores, incluindo trabalhos impressionantes em alguns que não foram grandes sucessos na Broadway.

Island City Stage, agora se apresentando no Abyss Theatre em Wilton Manors, é a empresa premiada do sul da Flórida.

Thinking Cap Theatre, atuando em seu próprio espaço no The Vanguard em Fort Lauderdale, é uma pequena empresa que faz trabalho intelectualmente envolvente.

Palm Beach Dramaworks, uma empresa com foco em peças clássicas, está expandindo o trabalho em seu belo teatro no centro de West Palm Beach para incluir um espaço menor para trabalho em novas peças.

O Maltz Jupiter Theatre em Júpiter tem a maior base de assinantes de qualquer teatro sul da Flórida e foco em grandes musicais como “Billy Elliot” e peças clássicas.