Por Alicia Boy
Alguns dos lugares mais charmosos e menos visitados da Flórida ficam na região norte do estado, lugares com história e beleza natural.
Nesta região, ao longo da costa atlântica, ainda é possível encontrar vestígios de antigos povoados e fortificações espanholas que testemunharam batalhas entre piratas e conquistadores; assim como os marinheiros podem encontrar no litoral uma série de velhos faróis pintados de maneira peculiar para serem reconhecidos pelos marinheiros.
Atrações em St. Augustine
O lugar que mais se destaca nesta região, tanto pelo seu valor histórico como pela sua beleza, é St. Augustine. Fundada em 1565 por Dom Pedro Menéndez de Avilés, é a primeira cidade estabelecida nos Estados Unidos e uma das poucas a preservar a sua autenticidade. A cidade não é apenas a mais antiga, mas uma das suas construções mais emblemáticas, um recinto fortificado do século 17 conhecido como Castillo de San Marcos, é também o mais antigo do país.
St. Augustine é um lugar com espírito próprio, que se sente ao caminhar por suas ruas e ao conhecer seus habitantes, pessoas que se orgulham de seu patrimônio cultural e de sua história. Embora seu centro histórico possa ser percorrido a pé, já que tudo fica a uma curta distância, é possível fazer um passeio pela cidade em um dos dois serviços de pequenos ônibus, que fazem suas paradas nas principais atrações como a Casa González Álvarez, a mais antiga da cidade com data do início do século 18, a Antiga Prisão, a antiga Missão, a mansão original de Ripley Believe It or Not e o Hotel Casa Mónica construído em 1888, entre outros pontos históricos.
Além de St. George Street, que é uma charmosa rua de pedestres com lojas vintage, de presentes, sorveterias, livrarias, tavernas antigas e agências que oferecem passeios por casas fantasmas; à noite é possível ver os guias vestidos com trajes de época e com uma lanterna ou tocha guiando um grupo de turistas pelos locais onde, segundo os rumores, há fantasmas.
Para encerrar a visita com chave de ouro, não deixe de aproveitar um dia na praia. Basta pegar o ônibus, mas terá que fazer uma parada estratégica para visitar o museu do antigo farol e a fazenda de crocodilos.
Atrações em Jacksonville
A uma curta distância ao norte de St. Augustine fica Jacksonville, uma cidade de negócios, com prédios altos e trânsito, mas que também tem seu lado histórico. Porém, em vez dos espanhóis, foram os franceses que construíram o desaparecido Fort Caroline; que, mais tarde, foram derrotados pelos espanhóis, e que, por sua vez, exterminaram a população e construíram sobre os destroços do forte francês, o atual Fort Matanzas em St. Augustine.
Uma réplica do forte pode ser apreciada no Timucuan Ecological and Historic Preserve em Jacksonville. Outros locais imperdíveis nesta cidade são o distrito histórico de San Marco e o Cummer Museum of Art & Gardens, que abriga uma coleção de quase 5.000 obras de arte.
Atrações em Tallahassee
A oeste de Jacksonville está Tallahassee, a capital do estado da Flórida. Pouco conhecida por muitos visitantes do estado, esta é uma cidade tranquila clássica com ruas arborizadas. Parece incrível que este lugar alcance a lotação dos seus hotéis, mas isso acontece com frequência durante a temporada de futebol americano, sendo o time da Flórida State University sempre o favorito dos locais. Mas, para quem não é fã do esporte, o charme deste lugar está em se hospedar em uma pousada carismática que fica em uma velha mansão vitoriana, nas visitas aos seus museus, que incluem a história da Flórida, e nos passeios pelas antigas plantações. Há diversas plantações que podem ser visitadas em Tallahassee e nos seus arredores; algumas apenas mantêm suas impressionantes mansões em estilo vitoriano e francês que funcionam como museus e são alugadas para eventos especiais como casamentos, e muitos outras são alugadas para a caça esportiva.
Em direção ao sul da capital, voltada para o Golfo do México, fica a região conhecida como Panhandle, onde a rodovia litorânea 98 segue ao longo da costa do golfo, passando por uma infinidade de praias e parques naturais. Dede Apalachicola, passando pela Cidade do Panamá, Laguna Beach, Sunnyside, Seagrove Beach, Seaside, Grayton Beach, Destin e Fort Walton a oeste de Pensacola; parte desta região é conhecida como Costa Esmeralda, pois lá o mar tem verdadeiramente a cor de esmeralda com dunas costeiras e praias de areia branca e fina. É um verdadeiro paraíso para os iatistas e amantes da pesca. Aqui você não pode deixar de visitar Parques Estaduais como St. Andrew, lugar de praias e trilhas intocadas onde você pode apreciar a natureza da Flórida.
Ainda no Golfo do México, a leste do Panhandle e ao sul de Tallahassee está a face rústica da Flórida, pequenas vilas de pescadores à beira-mar, um rio ou um pântano são uma parada ideal para os amantes dos frutos do mar e dos peixes. O golfo nos brinda com Steinhatchee, a capital das ostras Atrina, onde você pode pescá-las com um guia local e depois comê-las como quiser. A leste desta cidade fica Cedar Key, localizada em uma ilhota ligada ao continente por pontes. Silenciosa e tranquila principalmente nos momentos em que o sol está mais quente e as pessoas preferem ficar em casa descansando ao ar condicionado, aqui você pode pescar ou fazer um passeio de barco pelas ilhas observando centenas de aves marinhas e até mesmo interagir com famílias de golfinhos que curiosamente perseguem o barco.
Assim, o norte da Flórida nos dá o melhor dela, sua história, sua atualidade, sua tradição e, acima de tudo, seus deliciosos frutos do mar.