Por Janet K. Keeler
A Flórida não é um local de férias onde tudo é igual. O Sunshine State é composto de diferentes regiões, condados e cidades com suas próprias personalidades. Os visitantes que se aprofundarem mais descobrirão que cada cidade possui bairros distintos, dignos de uma parada durante suas viagens. São lugares que valem a pena visitar.
Nós os chamamos de “Quadras Legais". Uma pesquisa sobre os bairros interessantes de todo o estado nos levou ao centro em intenso desenvolvimento para compras de artigos de segunda mão de alto nível do condado de Palm Beach e depois a um trecho curioso de diversão tropical em um lugar chamado Matlacha em Pine Island Sound.
Encontramos ruas repletas de antiguidades em Arcadia e um shopping center comum em Orlando que está redefinindo a imagem graças a um estúdio de ioga, uma padaria moderna e uma “cervejaria artesanal".
A Flórida pode ser conhecida principalmente por praias e parques temáticos, mas há muita personalidade exclusiva em todo o estado. Junte-se a nós em uma viagem muito legal:
O quarteirão mais legal do centro da cidade em ascensão é a quadra 600 da Central Avenue. Enquanto prédios de apartamentos altos se apropriam da paisagem do centro histórico, o quarteirão 600 permanece decididamente descolado e com prédios baixos. Restaurantes, bares, cafés e grande quantidade de butiques interessantes se estabeleceram nos dois lados da via principal.
Food halls estão surgindo em todo o país e Tampa pode abrigar um dos mais sexy. O Heights Public Market at Armature Works no Rio Hillsborough, é o lugar para ser visto e saborear um coquetel com atitude. Cerca de 15 fornecedores de alimentos e bebidas atraem multidões para a antiga garagem de bonde e manutenção da cidade. Foi construída em 1910, mas estava desocupada há décadas. Agora, você provavelmente terá que brigar por um lugar no bar.
Dunedin tem o charme das cidades pequenas. Heck, a rua principal, é até chamada Main Street (Rua Principal). Restaurantes e lojas, além de uma pista de bicicleta que corta a cidade, fazem parte do atrativo do centro da cidade. A cerveja artesanal faz parte do cenário local há anos, com várias cervejarias inauguradas recentemente. Também é uma cidade amiga dos cães. Geralmente os visitantes sentem que descobriram uma joia oculta. Os habitantes locais já sabem disso.
A história grega faz parte do local, e os turistas vêm de toda a parte para participar das delícias culinárias do Mediterrâneo em cafés ao longo do Rio Anclote. De spanakopita a pastitsio e uma infinidade de doces gregos, os restaurantes da Avenida Dodecaneso imitam os restaurantes ao ar livre das ilhas. Esponjas colhidas na costa são vendidas em muitas lojas de souvenires. Você sabe que está na Flórida quando anda pela rua mais legal de Tarpon Springs, mas não parece que está na Flórida.
A população desta cidade de Panhandle triplica no verão com a chegada de turistas de estados vizinhos do sul. Para muitos, esta é sua casa longe de casa. A bela praia é a atração principal, mas há também pesca, compras e uma variedade de atividades ao ar livre. Quando o sol se põe, minigolfe e parques de diversões de pequena escala dão continuidade à festa. Existem muitos quarteirões legais aqui, porque cada centímetro quadrado de Destin oferece diversão de férias.
Quando você encontra um shopping não identificado com um estabelecimento âncora chamado Redlight Redlight Craft Beer Parlour, você sabe que encontrou um lugar em voga. A Redlight Redlight é especialista em cervejas amargas que provocam caretas em quem as toma. A quadra 2800-2900 da Corrine Drive, no bairro Audubon Park Garden, conta com uma padaria especializada em tortas, uma loja de discos que vende discos de vinil e ingressos para lugares com música local e algumas lojas de roupas vintage, entre outros estabelecimentos.
Orlando, Thornton Park
À sombra dos arranha-céus do centro está o Thornton Park. Ele envolve o pitoresco Lago Eola, onde você pode flexionar os músculos da panturrilha em pequenos barcos a remo em forma de cisnes. Este é um bairro moderno e renovado, que mais e mais pessoas chamam de lar. É um local popular aos domingos para brunch e a feira de domingo ao ar livre com produtos locais. Peça ovos recheados com raiz-forte, homus de amendoim cozido e “bife” de couve-flor frita no Southern Contemporary Cuisine, um lugar que dá uma repaginada nos clássicos da culinária.
O quarteirão mais legal do Winter Garden é climatizado. O Plant Street Market é um novo edifício construído para parecer antigo com o uso de tijolos. Sob o mesmo teto estão fornecedores que vendem de tudo, desde pancetta de origem local até beterraba orgânica e velas fabricadas com cera de soja. A loja âncora é a Crooked Can Brewing Company onde as cervejas variam de kolsch de inspiração alemã e Oktoberfest a Irish Red, cerveja belga forte e uma cerveja da Flórida, com sabor cítrico. Não se surpreenda se você cruzar com muitos motociclistas carregando capacetes debaixo dos braços. Os trilhos por onde antes o trem passava pelo centro da cidade agora fazem parte da West Orange Bike Trail, de 35 quilômetros.
O bairro Five Points de Jacksonville fica do outro lado do Rio St. Johns em relação ao centro da cidade, mas não poderia parecer mais distante com sua atitude boêmia. A Park Street é um ótimo lugar para passear, deixando tempo para assistir a um filme de arte no Sun-Ray Cinema. Um shopping vintage conta com inúmeras barracas por onde você pode caminhar, levar seu laptop ou tricô a uma casa de chá informal e reconfortante e depois escolher entre vários restaurantes para o café da manhã, almoço ou jantar.
A parte mais legal desta icônica cidade de férias da Flórida tem quilômetros de extensão pavimentada por areia. Sim, você pode dirigir seu carro ou moto na areia dura e ainda montar um guarda-sol para desfrutar um dia ao sol com o rugido do Oceano Atlântico a seus pés. Mas a cidade conhecida pelo Spring Break, pela NASCAR e as motocicletas está passando por outra transformação para atrair um novo público, graças a novos restaurantes com vistas incríveis da água. Ioga com vista do Oceano Atlântico?
Antes conhecida como a “Capital Mundial do Abacaxi”, Jensen Beach manteve seu ambiente amigável, mas se transformou em um paraíso para artistas e amantes de todas as atividades na água. Seu centro compacto conta com lojas e restaurantes e há muitos lugares para alugar embarcações ou organizar uma excursão de pesca. Para aqueles que preferem ficar em terra, vários chalés coloridos são agora estúdios de artistas abertos a visitantes.
SW Osceola Street é o lugar para uma caminhada à tarde em Stuart, a “Capital Mundial do Agulhão-Vela”. Esta pequena cidade com apenas 16.000 habitantes é rica em história da Flórida e há murais espalhados pela cidade que refletem isso. Mas os visitantes poderão se surpreender com o número de lojas de móveis e roupas de luxo do lugar. Pense em flamingos cor de rosa em travesseiros de seda caros. A culinária local é baseada em frutos do mar, com alguns bons lugares para comer ostras na meia concha.
As ruas de Arcadia estão repletas de antiguidades. Literalmente. Além das mais de 20 lojas de antiguidades e vintage da Oak Street, todo quarto sábado do mês a Arcadia Antiques Fair traz visitantes que procuram de tudo, desde placas antigas de Coca-Cola a cartões postais vintage e óculos de sol dos anos 50. E há muitas bijuterias. Arcadia passa uma sensação do Velho Oeste, o que faz sentido porque o rodeio duas vezes por ano traz muitos cowboys para a cidade, reais e não.
Existem muitos locais populares em Miami, mas um dos mais legais hoje em dia fica no bairro chamado Brickell. O distrito financeiro, antes sério, está sendo repaginado, com locais noturnos para comida e bebida, além de muitos novos prédios de apartamentos em construção. Um shopping de luxo repleto de lojas de grife é também um grande atrativo para fashionistas e curiosos. Um número menor de lojas na Mary Brickell Village tem até uma barbearia onde você pode ir para um corte moderno para a noite.
Esta cidade do condado de Broward onde se encontra tudo se autodenomina a "segunda cidade mais gay" dos EUA, logo atrás de Provincetown, Massachusetts. Certamente diríamos que é uma das mais divertidas e resolvidas. Cerca de 40 lojas, clubes e restaurantes ficam na sinuosa Wilton Drive, incluindo uma loja de doces com milhares de doces de 95 países. O brunch de domingo é oferecido em muitos lugares e é o momento certo para um Bloody Mary, com todas as guarnições típicas e talvez algumas tiras de bacon. Há também o World AIDS Museum and Education Center, com várias lojas de artigos de segunda mão que oferecem testes de AIDS e HIV.
Procurando um artigo Lilly Pulitzer rosa e verde adorável para levar para casa como lembrança? E um por um bom preço também? Você encontrará nas lojas vintage de Palm Beach e West Palm Beach. As pessoas fashion de Palm Beach, há muito o parque de diversões dos ricos, se desfazem regularmente de seus artigos de grife, que acabam nas lojas da ilha barreira e na vizinha West Palm Beach, ao longo da Dixie Highway. Este é o lugar para comprar um par de sapatos pretos de salto alto Manolo Blahnik quase novos.
O quarteirão mais legal de Key West é na verdade uma praça. Durante décadas, os visitantes se reuniam todas as noites para assistir ao pôr do sol na Mallory Square. E antes que isso aconteça, há um elenco de personagens que entretêm as multidões com engolidores de espadas, cantores e mágicos. Enquanto você espera, alguém pode ler a palma da sua mão ou cartas de tarô, tomar um elixir tropical de coco ou simplesmente sentar e observar as pessoas. Não vai demorar muito para você entrar na dança.
O pôr do sol é algo imperdível na costa oeste da Flórida e o melhor lugar para um selfie colorido no River District da cidade é a River Basin Plaza. Mas antes que o sol desapareça, passeie pelas lojas da área histórica que deram nova energia à área. A culinária do River District celebra a Flórida de maneira diferente dos restaurantes comuns. Claro, há sanduíches de garoupa e os hambúrgueres imprescindíveis, mas o porco selvagem da Flórida e pratos mais incomuns podem ser encontrados aqui.
Cerca de 24 quilômetros a oeste de Fort Myers está o segredo mais bem guardado da Flórida, uma cidade divertida chamada Matlacha. Tem apenas alguns quarteirões e está ladeada por Pine Island Sound em ambos os lados, sendo, portanto, um ótimo lugar para pescar e andar de barco. Existem galerias de arte, lojas de curiosidades e restaurantes suficientes para manter o visitante ocupado por uma tarde e alguns locais para passar a noite, se desejarem. Mantenha sua câmera pronta, pois há muitos cenários tropicais para fotos. Os edifícios são pintados principalmente de rosa, verde e cores divertidas.
O furacão Charley não poupou Punta Gorda quando rugiu em 2004, mas esta cidade resiliente se recuperou de forma surpreendente. Um passeio noturno a pé pelo centro da cidade é um bom momento para ouvir música ao vivo, especialmente nos fins de semana. Os visitantes podem puxar um banquinho e ouvir música de praia do tipo Margaritaville, favoritos celtas, rock atual e clássico em bares. Comece e termine sua excursão com um drinque no bar da cobertura do Wyvern Hotel.
Um pequeno trecho da Central Avenue, ao norte do vibrante bairro Rosemary, é o paraíso de artigos recuperados. Um visitante poderia facilmente passar meio dia vasculhando a Sarasota Architectural Salvage. Tanto dentro como fora, o local é repleto de tesouros que você talvez não saiba que precisa, incluindo portas e janelas antigas, placas de lata vintage, forquilhas, luminárias e muito mais. A uma curta distância está a Circus City Architectural Salvage, que possui itens semelhantes, porém mais relacionados ao circo, incluindo faixas e pôsteres antigos.
Os quarteirões legais da Flórida são um bônus de férias no Sunshine State. São algo a mais nesse estado que oferece tanta coisa interessante.