Check Out the St. Pete Urban Mural Scene
Por Janet K. Keeler
A quadra 600 da Central Avenue de St. Petersburg é uma área onde a cool geração Y pode encontrar o nirvana.
Aqui, um gole de um café java forte na Brew D Licious ou uma tigela de pad thaivegano do Cider Press Café reflete o que está acontecendo agora. O pessoal da Illume Organic Apparel e brincos artesanais na Strands of Sunshine são exemplos do ambiente cool da cidade.
O espaço para concertos do histórico State Theatre traz o barulho do funk, além do hip-hop, indie e metal. Que tal assistir a um show da Insane Clown Posse?
Cara, até mesmo um baby boomerficaria entretido com a diversão aqui, especialmente nas butiques exclusivas do Crislip Arcade, construído nos anos 1920 e que ganhou vida nova nos anos 2000. Crianças que cresceram com MasterChef Junior e com almoços de sushi não vão querer sair do Hyppo Gourmet Ice Pops até eles experimentarem os sabores pistache e coco, ou morango e habanero. Por um pequeno valor extra, qualquer picolé pode ser mergulhado no chocolate.
Nos últimos anos, St. Petersburg entrou nas listas de visitas imperdíveis do New York Times, do TripAdvisor, da Forbes Travel e da revista de arte e viagem AmericanStyle. A vibração da cidade é alimentada por uma comunidade de arte sólida e uma indústria de cerveja artesanal que continua a borbulhar e fermentar.
“A sala de espera de Deus” como já foi conhecida, é mais como uma rave celestial hoje em dia, com o centro agitado com música e vida nas ruas nas noites de fim de semana.
Há vários bairros para visitar, todos eles com murais celebrando diversos tópicos, de Frida Kahlo a pratos de jantar giratórios e publicidade de óleo de cobra. Na orla do centro está a estilosa Beach Drive, com seus brilhantes arranha-céus, museus de arte e calçadões com restaurantes. A região a oeste do centro, e ainda na Central Avenue, está se tornando um paraíso para as cervejarias locais, restaurantes da moda e bares. A cena está expandindo da Central Avenue para o sul, onde o Warehouse Arts District se destaca dentre um emaranhado de prédios industriais.
St. Petersburg está crescendo de novo, e a quadra 600, como é chamada, se destaca como um destino que combina a antiga St. Pete com uma energia nova. Em todo o centro, grandes complexos residenciais estão sendo construídos para abrigar aqueles interessados em viver onde tudo acontece. A quadra 600 continua especial por seu respeito à história, os prédios baixos com fachadas de tijolos foram construídos na década de 1920 durante outro período de prosperidade da Flórida. Inquilinos e conteúdos à parte, eles não parecem tão diferentes.
A maior parte da quadra 600 foi programada para demolição para abrir caminho para o desenvolvimento logo antes da bolha imobiliária explodir em 2008. Lojas de antiguidades em más condições estavam fechadas há alguns anos quando uma inteligente vereadora de St. Petersburg teve a ideia de oferecer aluguéis a preços baixos para artistas. A ideia deu certo, e o que antes era um setor arruinado da Central tornou-se um epicentro do comércio independente, mesmo que os aluguéis tenham aumentado e alguns inquilinos tenham mudado.
Vá para o oeste
Comece seu passeio pela quadra 600 na esquina das avenidas Central com a Sixth, em direção oposta às águas de Tampa Bay.
O Cider House Press Café transformou um grande espaço em um elegante bar e restaurante que serve almoço e jantar, especializado em comida vegana e crua.
Conforme você segue para o oeste, no lado norte da Central, e chegará a butiques como Misred Outfitters e Illume Organic Apparel e a um trio de lojas com nomes franceses: Bijou, Cozette e Suzette. Para compradores em busca de peças exclusivas, estas lojas são imperdíveis.
(No lado sul da quadra há um estúdio de tatuagens, alguns bares e espaços para música e a Daddy Kool Records, onde os discos de vinil estão em alta novamente. Esse lado da rua ganha vida quando o sol se põe).
Strands of Sunshine é um jogo com o apelido de St. Petersburg, a “Sunshine City” (“Cidade do Sol”), e os alegres cartões artesanais, bolsas e joias encontrados na loja. Os proprietários recebem os compradores com picolés nas mãos, já que a igualmente ensolarada Hyppo fica a apenas a alguns passos de distância. Tem trabalhos de arte também, e a loja de fios para tricotar Stash estoca uma enorme quantidade de novelos coloridos para tricotar. Uma placa na porta reconhece o clima quente da Flórida, convidando os compradores e conferir a lã no conforto do ar condicionado.
Vire à direita para chegar ao Crislip Arcade, mais ou menos no centro da quadra. O complexo também programado para demolição, mas foi revitalizado em 2010 para abrigar galerias. A ideia era que a quadra inteira fosse uma colônia de artistas, mas com o passar do tempo tornou-se principalmente um destino de compras e gastronomia. TheLocal COOP, que ocupa alguns espaços no Arcade, reuniu artistas e artesãos locais e a Salt-LIGHT Art traz um toque de sofisticação clássica ao complexo. Jóias são uma especialidade da White Pine Studio.
Da galeria, siga para o beco atrás do lado norte da quadra para ver os murais nos fundos dos prédios. Os artistas criaram muitos deles durante o primeiro SHINE Mural Festival, em 2015. (Para mais informações: shineonstpete.com.) Um deles homenageia um artista local amado, conhecido como Woo, que morreu em sua galeria na quadra 600 em 2012. Ele tinha apenas 43 anos e cuida do beco com seus icônicos óculos de armação escura, cavanhaque e barbicha. Volte para a galeria depois que tiver visitado o mural de Frida, alguns pequenos e turbulentos extraterrestres, Twiggy e o Mr. Sun (uma referência às campanhas de marketing dos anos 1940 de St. Petersburg), e comece sua jornada para o oeste novamente.
A calçada fica lotada aqui com as mesas de cafés e skatistas dividindo o espaço. Você notará uma mudança no que é oferecido conforme segue para o State Theatre, o antigo banco que há décadas é um espaço para shows. Há também a Two Fold Bicycle Shop, especializada em bicicletas dobráveis, e a Local Longboard Company e sua parede de pranchas coloridas. O restaurante The Lure é um local popular para coquetéis e petiscos e fica ao lado do Brew D Licious, onde os amantes de café afundam em cadeiras confortáveis e em conversas tão intensas quanto o expresso. (Ou sentam-se na área externa onde tigelas de água aliviam a sede dos cães).
Mais roupas, arte e presentes podem ser encontrados na Trunk Stylists, na Treasures of Morocco, na Enchanted Notions (faça uma leitura psíquica) e na Graphi-ko Gallery. Aqui quem veio passear acaba comprando.
Sua caminhada termina no State Theatree, se você tiver sorte, haverá uma fila de pessoas aguardando um show, com roupas e cabelos combinando com o gênero da atração. Pode ser punk. Pode ser metal. Pode ser indie. Compre um ingresso para o show ou simplesmente observe a multidão.
Mais um fato interessante sobre a quadra 600. Em um centro cheio de parquímetros, não há nenhum aqui. Você terá duas horas gratuitas de estacionamento na rua, sem ter que ficar procurando trocados. Muito legal, não é?
Se você for...
Há muitos hotéis no centro de St. Petersburg, como o histórico Vinoy Renaissance (501 Fifth Ave. NE; +1 (727) 894-1000). Há um Hampton Inn and Suites (80 Beach Dr. NE; +1 (727) 892-9900) e um Courtyard (300 Fourth St N; +1 (727) 450-6200), além de muitos hotéis butique como o Ponce de Leon (95 Central Ave.; +1 (727) 550-9300) e o Birchwood (340 Beach Drive NE; +1 (727) 896-1080). Outra opção de acomodação é o Hotel Indigo (234 Third Ave. N; +1 (727) 822-4814).
O centro de St. Petersburg e os espaços de arte ao redor ganham vida no segundo sábado de cada mês com a ArtWalk mensal. Um trolleygratuito leva os clientes para mais de 40 galerias em torno do centro da cidade, das 17h às 21h. Muitas lojas também ficam abertas até tarde para a ArtWalk. Para obter mais informações: stpeteartsalliance.org/artwalk.
Para obter informações gerais sobre eventos em St. Petersburg, visite o site da cidade: stpete.org