Por Janet K. Keeler
A parte mais legal de Daytona Beach é pavimentada pela natureza.
Areia, não asfalto, é a superfície compactada onde carros, bicicletas, carrinhos de golfe e até motocicletas rodam ao longo da praia à velocidade máxima de 16 quilômetros por hora. Não se preocupe se você chegou à cidade sem rodas porque há muitos lugares que alugam veículos motorizados e acionados por pessoas.
Em outras palavras, a parte mais legal de Daytona Beach é a praia, o ponto focal para grande parte da diversão que essa cidade tem a oferecer. O nascer do sol e as ondas são constantes, mas as amenidades em terra mudam com as estações, atraindo populações diferentes durante o ano. As amenidades incluem acomodações novas ou atualizadas além de compras, restaurantes, quermesses e até um cinema.
Dizer que a praia é a principal atração o ano inteiro é uma afirmação ousada sobre uma cidade com muitas identidades e que atualmente se encontra em uma nova fase de reinvenção. Daytona Beach abriga o circuito Daytona International Speedway e recebe muitas corridas da NASCAR, incluindo a lendária Daytona 500, realizada pela primeira vez em 1959. Muito antes disso, no início do século XX, carros de corrida trafegavam rapidamente na praia por prêmios e recordes. Há décadas os visitantes têm permissão para trafegar na praia com todo tipo de veículo de rodas.
Daytona também é famosa pelas reuniões barulhentas de motociclistas que vêm para a Bike Week em março e a Biketoberfest em outubro. A Main Street na ilha-barreira tem apenas algumas quadras, mas milhares de motociclistas em Harley-Davidsons, Indians e Hondas enchem os bares e restaurantes, movidos por histórias da estrada e bebidas para adultos. Há lojas de roupas de couro para atender a esse público, que vendem desde calças para motociclistas até jaquetas com franjas e alforjes. São realizadas atividades durante todo o evento, inclusive algumas na pista de corrida.
Além de esportes de velocidade e motocicletas, Daytona Beach também é conhecida pelo spring break, quando estudantes universitários se dirigiam em massa à praia durante as férias escolares de uma semana. Essa tradição sofreu um declínio considerável nos últimos anos, e uma nova Daytona está surgindo. Uma cidade com um ambiente familiar mais sólido e talvez até um clima hipster.
Isso é notável quando se dirige pela Atlantic Highway, também conhecida como A1A, e ao rodar pela praia. Há um novo Hard Rock Hotel na praia e muitas construções e reformas em andamento na rodovia. O complexo de restaurantes, lojas e entretenimento Ocean Walk Shoppes, com um estacionamento de vários andares, fica entre o Hilton oceanfront resort e o Wyndham Ocean Walk. Esse é o lugar que turistas procuram para assistir a um filme quando precisam de uma pausa da praia.
Na junção da Main Street, orientada a motociclistas, com a A1A, crianças e adultos que nunca envelhecem brincam no Daytona Beach Boardwalk and Pier. Atrações em parques de diversão, incluindo uma roda-gigante com vista de quilômetros da cidade e do oceano, além de fogos de artifício à noite, oferecem diversão para famílias em viagem e até mesmo motociclistas em roupas de couro. Pegue seu algodão doce e pizza de pepperoni, mas talvez só depois de ir ao “Slingshot”. É melhor estar de estômago vazio quando você for “arremessado” a cerca de 110 metros no ar à empolgante velocidade de 112 quilômetros por hora. Todas as noites, há shows de fogos de artifício no cais, logo após o anoitecer.
O restaurante Joe’s Crab Shack serve caranguejo de inúmeras maneiras no Daytona Beach Pier. O prato Blue Moon Steam Pot vem repleto de caranguejo, mexilhões, lagosta e linguiça defumada ao molho de cerveja belga Blue Moon. Nachos de caranguejo podem ser mais seu estilo, especialmente para compartilhar. Peça um Category 5 Hurricane, a bebida, não a tempestade, ou um Shark Bite, e novamente nos referimos à bebida, para acompanhar esses nachos de caranguejo com um drinque temático da Flórida.
Em nenhum outro lugar é mais óbvio que Daytona Beach deseja atrair novos turistas do que alguns restaurantes ao sul do parque de diversão e do cais. Os restaurantes Cocina 214 e LandShark Bar & Grill servem comida contemporânea com vista para o mar.
O LandShark faz parte do crescente império de entretenimento e restaurantes/bebidas de Jimmy Buffett. O Cocina 214 é um restaurante Tex-Mex com design e decoração inteligentes, que eleva o nível da culinária Tex-Mex. O milho mexicano é incrementado com pimenta de Caiena, limão e dois tipos de queijo: cotija e fresco. Abacate ligeiramente empanado e frito é servido como aperitivo com molho chipotle cremoso. As opções de recheio dos tacos incluem couve-flor e repolho salteados, carnitas, vinagrete de manga e pimenta jalapeño e mahi estilo cajun com molho de abacate e frutas cítricas. Esta não é a culinária da Daytona Beach de Richard Petty.
O LandShark oferece pratos mais típicos de comida de praia, com hambúrgueres, sanduíches de peixe e aperitivos, mas há um cardápio completo de margaritas e muita cerveja, inclusive, é claro, a LandShark. A maioria das mesas de ambos os restaurantes oferece vistas do mar, e o que os diferencia da maioria dos outros lugares de Daytona Beach é a ampla área de estacionamento e a grama verde ao redor. E não podemos nos esquecer da ioga.
Ocasionalmente, praticantes de ioga iniciantes e experientes vêm ao local nas manhãs de domingo com seus tapetes de ioga para alinhar seus chakras à beira-mar. A aula de ioga é organizada pela Daytona Anahata Yoga e patrocinada pelo Cocina 214. Venha para a aula de ioga e fique para o brunch.
Namastê e o ronco de veículos revelam uma nova Daytona Beach, onde a parte mais legal é pavimentada pela natureza.