Percorrendo uma trilha no Parque Estadual Hillsborough River, que atravessa por mognos hammock de um dos parques estaduais mais antigos da Flórida, é difícil acreditar que a agitada cidade de Tampa fica a apenas meia hora de carro.
Falcões de cauda vermelha circulam acima das árvores enquanto raras lontras de rio brincam nas corredeiras (sim, corredeiras) da água escura. Embora o rio seja o coração deste parque, o sistema de trilhas é, sem dúvida, a sua alma.
Em apenas algumas horas, os praticantes de caminhadas podem escapar das pressões da civilização e relaxar na tranquilidade de um paraíso selvagem e, em seguida, retornar às suas rotinas, energizados.
Essa é a beleza das caminhadas “imperdíveis” da Flórida: compromisso mínimo, benefício máximo. A Flórida tem literalmente centenas dessas opções de fugas. Não podemos listá-las todas aqui, mas apresentamos estão algumas que você não pode deixar de visitar...
Norte da Flórida
A trilha Ravine no Parque Estadual Mike Roess Gold Head Branch está localizada entre Gainesville e Jacksonville, no “Central Ridge” da Flórida. As colinas de dunas móveis são pontilhadas por nascentes que alimentam outras nascentes. Quatro trilhas marcadas variam em duração de 10 minutos a duas horas. Este é um dos melhores lugares do estado para experimentar uma caminhada na lua cheia.
As terras baixas da Floresta Estadual Etoniah Creek, a nordeste de Gainesville, são o reduto favorito dos ursos negros. O circuito da Trilha Longleaf Pine tem aproximadamente oito quilômetros de extensão e faz parte do “Programa Trailwalker” do Serviço Florestal da Flórida.
A nordeste de Milton, a Floresta Estadual Blackwater River tem trilhas em espiral e lineares que variam de 6,5 a 33,5 quilômetros, muitas das quais podem ser concluídas em menos de um dia. A floresta é um dos poucos lugares na Flórida onde você pode realmente experimentar uma mudança de altitude (varia de 3 a 88 metros acima do nível do mar). A floresta também abriga a rara planta carnívora.
Flórida Central
O Parque Estadual Hillsborough River tem algumas das melhores trilhas “urbanas” do estado. Existem cinco para escolher entre as muitas opções, num total de mais de 11 quilômetros de extensão. Comece na famosa placa de “prayer of the woods” ou “oração do bosque” em português e, em seguida, faça o seu melhor para “se perder” por algumas horas.
Outra grande caminhada na selva a uma curta distância de Tampa pode ser encontrada no Parque Estadual Little Manatee River, perto de Wimauma. A trilha de aproximadamente 11 quilômetros atravessa vários habitats. Pare para almoçar no acampamento primitivo.
Ao sul de Orlando, na região conhecida como Central Highlands, o Parque Estadual Lake Kissimmee oferece três circuitos de trilhas diferentes, totalizando 21 quilômetros de extensão. Os terrenos variados – mognos hammock, planícies de pinheiros e pântanos de água doce – são o habitat ideal para veados de cauda branca, linces e porcos selvagens.
A Trilha Daubenmire do Lake County Water Authority, nos 2.300 acres da Reserva Flat Island tem uma trilha circular de 6,5 quilômetros (com três trilhas cruzadas) nos arredores de Leesburg, dentro do pântano Okahumpka, que é um refúgio favorito dos observadores de pássaros.
Sul da Flórida
A trilha de caminhada do Parque Estadual Seabranch Preserve, ao sul de Stuart, no condado de Martin, atravessa um dos últimos habitats intocados de “matagal” no sudeste dos Estados Unidos. A trilha de caminhada dupla de 7,5 quilômetros, administrada pelos “Tropical Trekkers”, é uma boa opção para o outono.
Para outra boa aventura subtropical, visite o Parque Estadual Jonathan Dickinson em Hobe Sound, cerca de 40 quilômetros ao norte de West Palm Beach. A trilha natural Kitching Creek do parque tem vista para um riacho sinuoso, enquanto o calçadão da Hobe Mountain Trail leva a um deck de observação.
Os mais de 2.400 acres do Parque Estadual Dagny Johnson Key Largo Hammocks Botanical contêm uma das maiores áreas contíguas de mognos hammock das Índias Ocidentais nos Estados Unidos. São mais de dez quilômetros de trilhas naturais, a maioria pavimentada e acessível para cadeiras de rodas. O parque abriga 84 espécies de plantas e animais listadas pelo governo federal.